publicado em 6 de Junho de 2017 às 15:39 - Notícias

Após polêmica em protesto, Fórum dos Servidores e Deputados Estaduais formam comissão para negociar o reajuste com governo do estado

Divulgação Fórum dos Servidores Públicos Estaduais

Conforme anunciado pelo Fórum Estadual dos Servidores Públicos, dirigentes sindicais e trabalhadores da base do funcionalismo público realizaram nesta manhã (6) um protesto pacífico na Assembleia Legislativa, contra a corrupção e contra o reajuste zero, imposto pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo Ricardo Bueno, Presidente do SintssMS, “a maior conquista de hoje sem dúvida, foi a criação da comissão composta por cinco sindicalistas e cinco parlamentares, que vão negociar uma solução para este impasse junto ao governo do estado”, afirmou.

O ato foi marcado por polêmica, quando a Deputada Estadual Mara Caseiro (PSDB), criticou a manifestação e teria acusado servidores de ladrões, segundo informações da imprensa. Em meio à confusão em que a parlamentar se envolveu manifestantes que portavam cartazes com a imagem de um boi e narizes de palhaços, entoavam palavras de ordem, tais como “boi da cara preta, pega o Reinaldo que ta cheio de mutreta”, em alusão às denúncias de corrupção feitas por Joesley Batista, um dos donos da empresa JBS que é responsável por frigoríficos no páis, inclusive no Mato Grosso do Sul, segundo a delação premiada do empresário, o governador do estado Reinaldo Azambuja, recebeu propina através de uma contrapartida fornecida por renúncia fiscal.

De acordo com matéria do portal Midamax de 20 de maio deste ano, “Durante o governo de Reinaldo Azambuja, houve assinatura de um termo de concessão de incentivo fiscal à JBS, prevendo renúncia fiscal de R$ 1 bilhão até o ano de 2028. Em nota à imprensa ontem, Reinaldo negou irregularidades e disse que o termo assinado por ele foi estritamente no limite da lei”, cita a matéria.   

“Não tinham o que falar”

Ricardo Bueno também comentou que os deputados estaduais foram sensibilizados pela manifestação, “hoje foi um protesto que mostrou mais indignação neste governo, nunca teve uma união tão grande de servidores naquela casa, os deputados da situação não tinham o que falar, só a oposição se manifestou, eles não quiseram nem usar a tribuna, apenas o Paulo Siufi falou, propondo a criação de uma comissão para negociar com o governo o reajuste. Eu avalio que este foi um manifesto válido, onde os servidores mostraram a sua indignação e a casa entendeu e não conseguiu nem falar o contrário do que estava sendo reivindicado ali, que é um reajuste, um diálogo digno onde o servidor não pode ter que pagar a conta da corrupção e da má gestão”, disse.

Representantes do Fórum dos Servidores Públicos também usaram a tribuna para se manifestar, Roberto Botarelli presidente da FETEMS, cobrou que a Assembleia tome providências sobre a delação premiada citada, “esta casa tem que ter responsabilidade de apurar as denúncias de corrupção, todos que sejam delatados devem ser exonerados, tem que cobrar que o Ministério Público apure esta situação”.

Giancarlo Miranda, Presidente do SINPOL-MS também falou representando o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais, “estamos aqui em protesto legítimo, um governo que não cumpre a palavra, não cumpre o que promete, ou é incompetência ou é má gestão, explicada pelas denúncias de corrupção, tem categorias que já tem três anos sem reajuste” afirmou.

A direção do SINTSS/MS agradece a participação cidadã e militante dos servidores públicos da saúde que mais uma vez se fizeram prsentes e deram uma importante contribuição à luta pelo reajuste digno.

O Fórum dos Servidores Públicos promete mais protestos contra o reajuste zero do governo do estado e contra a corrupção.

Escrito por: Sérgio Souza Júnior - AsCom SINTSS/MS

     

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas