publicado em 1 de Abril de 2014 às 19:44 - Notícias

Confira a Programação da Mesa de Discussão: Violência Contra a Mulher, Uma Questão de Saúde Pública.

Arte oficial do evento.

O Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social do Mato Grosso do Sul, em parceria com a CUT-MS, o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, e diversas organizações sociais e sindicais cutistas, realizarão no dia 7 de abril, na sede da FETEMS, um dia de debates sobre o tema:violência contra a mulher, uma questão de saúde pública.

O tema ganhou um grande destaque nas mídias e nas redes sociais, após a publicação da nota técnica do IPEA sobre a pesquisa, "Estupros no Brasil: uma radiografia segundo dados da saúde" e também do documento do SIPS (Sistema de indicadores de percepção social), "Tolerância social à violência contra as mulheres". 

Realizada entre maio e junho de 2013, a pesquisa ainda revela que 58,5% concordaram, total ou parcialmente, que "se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros". Os dados aparecem no estudo "Tolerância social à violência contra as mulheres", realizado pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social.

Nas redes sociais houveram fortes reações em defesa das mulheres, como a campanha "Eu não mereço ser estuprada" que tem movimentado o Facebook. A campanha convocou mulheres a tirarem a roupa e se fotografarem, da cintura para cima, com um cartaz na frente dos seios, com os dizeres: "Eu também não mereço ser estuprada". A campanha começaria às 20h, mas, antes mesmo do horário, muitas já haviam postado fotos acompanhadas da hashtag #EuNãoMereçoSerEstuprada. 

É neste ambiente público de debate que o SINTSS-MS em parceria com diversas organizações sociais e sindicais cutistas realizarão, a mesa de discussão sobre a violência contra as mulheres. 

Confira abaixo a programação da mesa de discussão dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde de Mato Grosso do Sul. 

Violência contra a mulher não tem graça, fere o corpo e a alma. 

 

 

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA.

PROGRAMAÇÃO. 

 

8h30min Mesa de Abertura.

9h Mesa: Cenário e Desafios da Saúde das Mulheres no Brasil – Maria de Fátima Veloso Cunha – CNTSS e Secretária das Mulheres da CUT Goiás.

9h30min: Apresentação do Programa de Atenção de Saúde da Mulher (Representante da Secretaria Estadual de Saúde).

10h – Debate

12h – Almoço

13h Painéis

1 - Política Nacional e Integral de Saúde da população negra, com ênfase nas mulheres. Painelista, Silvana Veríssimo do Amaral, Representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

2 - Violência Psicológica – identificação, sintomas e possíveis encaminhamentos. Painelista, Zaira de Andrade Lopes CRP-MS.

3 - Violência de Gênero, Painelista, Rosana Monti Henkin, Representando a SETASS.  

15h - Intervalo.

15h15min - Debate, questionamentos, relatoria e finalização.

17h Encerramento.
 

Realização: SINTSS/MS, CUT-MS, CEDM/MS.

Co-Realização: SISEMTER, FETEMS, SINTSPREV/MS, CASSEMS, FÓRUM DE JUVENTUDES CAMPO GRANDE, SINDICATO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DE CG E REGIÃO, COREN-MS, RECID MS, SINERGIA-MS, SINTES-MS, SINPSI-MS, FTIA, STIC-CG, CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA, FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIARIO DE MS, SINTRACOM-CG, SINDICATO DOS BANCÁRIOS, MST, CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA MULHER, SIMTED-DOURADOS, COLETIVO DE MULHERES METALÚRGICAS DE TRÊS LAGOAS-MS, FÓRUM DOS USUÁRIOS PERMANENTES DO SUS, CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE/MS, COLETIVO DE MULHERES NEGRAS RAIMUNDA LUZIA DA SILVA, UJS FEMINISTA/MS.

Assesoria de Comunicação SINTSS-MS, com informações do IPEA e O Globo. 

 

 
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas