publicado em 20 de Setembro de 2016 às 15:24 - Notícias

Conselheiros de Saúde realizam protesto na sede do MPF em Campo Grande e pedem o bloqueio das contas do governo estadual

Cruzes em frente ao MPF Crédito Sérgio Souza Júnior

Na tarde desta última segunda-feira (19), representantes dos Conselhos Municipais de Saúde de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá realizaram uma manifestação na capital do estado, em frente à sede do Ministério Público Federal e protocolaram no referido órgão, um documento solicitando o bloqueio de contas do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, referente a ação civil 0007659-58.2015.4.03.6000 do MPF por improbidade administrativa, pela não aplicação na saúde do percentual estadual de 12% no ano de 2013, totalizando 374 milhões de reais.

Conforme informação dos manifestantes, o movimento requer que estes valores sejam repassados diretamente aos fundos Municipais de Saúde para a conclusão da construção de novos leitos hospitalares em Dourados, Campo Grande e Três Lagoas, considerando a programação orçamentária da Saúde em 2014, 2015 e 2016.  

Data simbólica

No dia 19 de setembro é comemorado o aniversário de 26 anos da Lei nº 8.080/1990, considerada como o marco inaugural do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o maior programa social público do mundo.

Segundo Ricardo Bueno, dirigente do SINTSS-MS, “o protesto diz respeito sobretudo à crítica à caravana da saúde que passa nos municípios, resolvendo problemas temporários e que não deixam estruturas que realmente contribuam” tais como hospitais públicos, muitos deles que estão só na promessa até agora.

Outra crítica muito observada citada pelos conselheiros de saúde  é sobre a falta de investimentos públicos no interior do estado, isso estaria causando a superlotação de hospitais em Campo Grande.

Foram colocadas em frente ao Ministério Público Federal cem cruzes de madeira, que simbolizavam a morte de pacientes usuários do SUS da capital e do interior.

O documento foi protocolado pelos manifestantes por volta das 17h na sede do Ministério Público Federal.

Escrito por: Sérgio Souza Júnior AsCom SINTSS-MS 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

    Arquivo(s) para baixar
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas