publicado em 19 de Abril de 2018 às 17:43 - Notícias

Dirigentes do SintssMS participam de lançamento da nova agência do Sicoob-Cocresul

Crédito: Antonio Marques

Na manhã desta quinta-feira (19), foi realizada uma cerimônia de lançamento da nova agência do Sicoob-Cocresul, localizado na Avenida Mato Grosso, no bairro Santa Fé em Campo Grande.

O novo local, conta com agradáveis instalações para o atendimento deos associados da Cooperativa de Economia e Crédito Mutuo dos Funcionários e Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, integrante do sistema Sicoob.

Para o Presidente do SintssMS, Ricardo Bueno, “hoje foi a concretização de uma importante fase deste empreendimento. O SintssMS é pioneiro neste processo e acredita nas potencialidades do Sicoob-Cocresul. Nós fomos pra lá em 2012, observamos que a cooperativa estava há pelo menos 20 anos estagnada, com apenas 2 funcionários, agora já são 17 trabalhadores atuando, atendendo melhor os correntistas, com uma melhor estrutura”.

Ainda segundo Bueno, “não tem sentido o servidor público continuar nos bancos com suas taxas absurdas, eles são verdadeiros usurpadores do dinheiro público. As taxas do Sicoob-Cocresul são muito baixas, além disso, a gestão da cooperativa é nossa, pertence aos trabalhadores e isso faz toda a diferença”, concluiu o dirigente.

Conforme José Aparecido de Lima, dirigente do SintssMS e membro do Conselho Fiscal do Sicoob-Cocresul, “hoje a Cooperativa é algo real, é um banco do servidor, tal qual a Cassems que é um plano de saúde do servidor público estadual. Os trabalhadores precisam conhecer o Sicoob-Cocresul para entender que este é o melhor local para investir o seu dinheiro. Na cooperativa nós temos taxas competitivas, abaixo até do valor de mercado, como por exemplo no consignado”, disse.

Ainda segundo José de Lima, “ao se associar, o servidor estará contribuindo para o crescimento da Cooperativa, que detém um sistema de distribuição de seus lucros de forma proporcional aos investimentos de seus associados. Desta forma, o associado não é apenas um correntista, ele passa a ser dono de seu próprio banco. Invista no que é seu, eu sou Sicoob-Cocresul”, concluiu.

Cooperativa      

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 4 milhões de cooperados, 2,6 mil pontos de atendimento, distribuídos em todo Brasil. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, meios eletrônicos de pagamento, dentre outros. Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.

Os depósitos em cooperativas financeiras têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos.

Atualmente Wanderley Ben Hur é o Presidente da Cocresul (Cooperativa de Economia e Crédito Mutuo dos Funcionários e Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul), que também tem como diretora executiva a Professora Elza Jorge.

Estiveram presentes neste ato, Ricardo Ayache, Presidente da Cassems, Jaime Teixeira, Presidente da FETEMS, Sueli Veiga dirigente nacional da CUT e Vice-Presidenta FETEMS, e Antônio Carlos Biffi, ex-Deputado Federal.  

Escrito por: Sérgio Souza Júnior - AsCom SintssMS com informações Sicoob. Fotos: Antonio Marques



    Arquivo(s) para baixar
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas