publicado em 5 de Maio de 2015 às 16:01 - Notícias

Dirigentes sindicais amanhecem em frente a governadoria cobrando diálogo sobre reajuste salarial

Créditos: Sinpol-MS

Revoltados com flagrante atraso na negociação salarial deste ano por parte do governo estadual, cerca de quarenta (40) dirigentes sindicais, membros do Fórum dos Servidores Públicos do Mato Grosso do Sul, reuniram-se hoje (5) desde as 6h40, em frente a governadoria, para tentar dialogar com o governador Reinaldo Azambuja, uma vez que desde o dia 17 de abril solicitam o agendamento de uma audiência, mas sem ter resposta alguma. 

Por volta das 08h30, após a pressão política feita pelos sindicalistas que atraiu a cobertura da imprensa, o grupo foi recebido pelos secretários de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; de Administração, Carlos Alberto de Assis, e da Casa Civil, Sérgio de Paula, para debater sobre o reajuste salarial dos servidores. De acordo com os secretários, o governo nunca disse que não daria reajuste, mas que o Estado teve uma queda na arrecadação de impostos e que isso impactaria nas negociações.

A preocupação dos sindicalistas é que o mês de maio já começou, sendo que este é o mês da data-base para a ampla maioria das categorias do serviço público estadual. Dirigentes do Fórum alegam representantes do governo tem dado declarações via imprensa, falando em queda de arrecadação, o que ameaçaria o reajuste dos trabalhadores, uma política que soa como impraticável para o Fórum dos Servidores Públicos.

Segundo o Presidente do Sindicato da Seguridade Social (SINTSS-MS), Alexandre Júnior Costa, “as pautas principais do nosso Fórum discutidos entre os sindicalistas, é sobre o aumento salarial referente à nossa data-base conjunta, além disso, queremos que se estabeleça um calendário de reuniões específicas por categoria, para equacionar uma série de questões específicas dos trabalhadores do serviço público estadual”.

Ricardo Bueno, dirigente do Sintss-MS e também membro do Fórum dos Servidores Públicos afirmou para o nosso site, “a gente tinha oficio pedindo reunião desde o dia 17 de abril buscando abrir o diálogo com o governo, mas na ausência de confirmação, decidimos em reunião da Coordenação do Fórum dos Servidores Públicos que iríamos então, até a governadoria e só sairíamos de lá quando tivéssemos algum retorno do governo. Nós fomos recebidos e nesta reunião com os Secretários do Governo, ficou definido o seguinte, eles estão fechando o balanço financeiro do estado até amanhã (6), já na quinta-feira (7), o governo vai ligar para a coordenação do Fórum, para informar sua proposta de índice de reajuste aos servidores. Caso eles não mantenham o acordo, a nossa ideia é fazer uma Assembleia Unificada dos Servidores para tomar uma decisão”.

O Fórum dos Servidores Públicos do Mato Grosso do Sul, reúne sindicatos que representam mais de quarenta mil (40.000) trabalhadores no governo estadual.

Sérgio Souza Júnior
AsCom Sintss-MS com informações do Sinpol-MS 

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas