publicado em 21 de Maio de 2019 às 17:13 - Notícias

Fórum dos Servidores Públicos Estaduais convoca Mobilização Unificada para o dia 31 de Maio.

Ricardo Bueno, na Tribuna da AL-MS. Foto: Sérgio Souza Júnior

Diversas categorias estiveram presentes na Assembleia Legislativa na manhã de hoje (21), para apoiar a fala de Ricardo Bueno, Presidente do SintssMS na tribuna da casa de leis. 

Ricardo Bueno é um dos coordenadores do Fórum dos Servidores Estaduais, organização composta por sindicatos e associações, representativa de mais de 40 mil trabalhadores. 

Na oportunidade, Bueno ressaltou a importância da incorporação do abono salarial e o reajuste salarial dos servidores públicos. 

A intervenção de Bueno no Plenário, foi acompanhada pela mobilização de funcionários públicos de diversas categorias, convocados pelo Fórum Estadual dos Servidores Públicos do MS. 

“Se a gente quer fazer diferente, os servidores estão disponíveis, sabe quando ele tá disponível? Quando ele leva o café de casa porque não tem, quando leva a caneta de casa porque não tem no local de trabalho”, disse Bueno. 

Bueno criticou os altos salários que existem atualmente no governo estadual, “Quando [o governo] fala em enxugar a máquina, que diminuiu as secretarias, é cansativo eu falar aqui, hoje deve [ter] mais de 30 cargos com salários maior que o salário de secretário, de 28 mil [reais]”, atualmente existem 9 secretarias de Estado no Mato Grosso do Sul. 

O dirigente sindical agradeceu a mobilização dos servidores em especial, aos trabalhadores da saúde que vieram de diversos locais de trabalho para acompanhar esta mobilização de hoje (21) na AL-MS. 

Cargos Comissionados 

Um dos elementos centrais da crítica dos trabalhadores aos gastos do governo, está na quantidade excessiva de cargos comissionados. 

Um estudo elaborado pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) demonstrou um aumento de 45% no gasto com os salários dos cargos comissionados entre outubro e março, de R$ 7,342 milhões R$ 10,642 milhões, conforme apurou o Blog O Jacaré. 

Em meio a alardeada crise financeira alardeada pelo governo, neste ano foi aumentado pelo poder executivo os salários do primeiro escalão do governo em espantosos 16,38%, que beneficiam os secretários, o vice-governador e ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB). 

“[Desde] a última vez que estivemos aqui na Assembleia, e a gente tá tendo que atualizar todo dia [as informações], agora tenho uma planilha aqui grande, ontem tinha 90 cargos novos publicados... só que em números atualizados são 105, porque hoje publicou mais 15 [cargos]” disse Ricardo Bueno na tribuna da AL-MS hoje (21).   

Greve na Educação 

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação do MS) está liderando a Greve dos Trabalhadores Administrativos da área, que completou o segundo dia do seu movimento grevista nesta terça-feira (21).


Esta categoria sofre com baixos salários, além da ameaça do corte do abono e de reajuste zero, alardeado na imprensa pelo governo do estado. Os administrativos da educação também estão exigindo uma política salarial digna, além da convocação do concurso público, para suprir o déficit de funcionários. 

Mobilização

O Fórum dos Servidores alerta os trabalhadores para mobilização em defesa do seu direito ao reajuste salarial, além da prometida incorporação do abono.

Em vídeo gravado nesta terça-feira (21) lideranças do Fórum dos Servidores convocaram para 31 de Maio, O Dia de Mobilização Geral dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa será precedida de assembleias e mobilizações de diversas categorias, que pretendem realizar um ato unificado pelo reajuste salarial digno e a incorporação do abono.

 

Negociação Salarial: confira as fotos da intervenção de Ricardo Bueno, Presidente do SintssMS, na tribuna da Assembleia Legislativa, realizada hoje (21) após a sessão daquela casa de leis.

https://bit.ly/2LXyN2c

Escrito por: Sérgio Souza Júnior, assesoria SintssMS

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas