publicado em 21 de Maio de 2015 às 14:57 - Notícias

Fórum dos Servidores Públicos realiza ato histórico na Assembleia Legislativa do MS

Servidores públicos lotam plenário da Assembleia Legislativa do MS Crédito: Sérgio Souza Júnior

Na manhã desta quinta-feira (21), o Fórum Estadual dos Servidores Públicos do Estado, que reúne dezesseis sindicatos e representa mais de 45 mil trabalhadores na base, realizou um ato histórico na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.


Após reunião realizada no calçadão da AL, mais de duzentos (200) servidores públicos se dirigiram ao Plenário da Casa Júlio Maia, onde estava sendo realizada uma sessão ordinária dos deputados Estaduais. Os servidores buscavam realizar uma fala naquele Plenário, solicitando apoio dos deputados ao seu pedido de negociação salarial para todos os servidores e intermediação com o governo.


A mobilização que lotou o plenário da Assembleia Legislativa, foi realizada contra a posição do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, que está defendendo reajuste zero para a ampla maioria dos servidores públicos estadual.

 

Alexandre Barbosa, Presidente do Sinpol fez uma declaração no Plenário da casa, em nome do movimento, "solicitamos que os deputados, fossem ao governador e realmente reabrissem o diálogo e o canal de negociações com o governo do estado".

Alexandre Junior Costa​ Presidente do Sintss-MS, comentou sobre a mobilização, “a atividade de hoje foi bonita de se ver pela representatividade do movimento, pois o Fórum dos Servidores Públicos representa a unidade dos trabalhadores, e é esta unidade que pode garantir as nossas conquistas”.

Durante a manifestação, representantes do governo procuraram o Fórum dos Servidores Públicos para buscar uma mediação ao caso. Após pressão dos trabalhadores, Assembleia Legislativa intermediou a realização de uma audiência, com o Governador do Estado, que vai receber amanhã (22) pela manhã, uma comissão dos servidores públicos para debaterem o reajuste salarial.

 

Presente na atividade, Genilson Duarte, Presidente da CUT-MS declarou, “eu avalio como positivo este movimento, acho que há muito tempo os servidores públicos não se reuniam assim em uma atividade unificada deste tamanho. É inconcebível que o governo do estado apresente como proposta o reajuste zero, em um cenário que onde sabemos que a arrecadação tem superávit em vários meses. É lamentável, eles que diziam ser um governo de mudança, quando oferece reajuste zero, aí ele retrocede, essa proposta é realmente lastimável e nós da Central Única dos Trabalhadores apoiamos e parabenizamos os trabalhadores por esta importante mobilização”.

 

Roberto Botarelli, Presidente da FETEMS, avaliou positivamente a mobilização, “eu acho que esta mobilização é legítima, esta é uma forma correta de fazer reivindicações, o serviço público tem que se organizar mesmo para cobrar do governo do estado um reajuste digno. A FETEMS, apesar de ter uma política nacional do piso dos professores e sua política de também defender os administrativos, faz parte desse Fórum e constrói essa experiência. Nos sentimos parte deste movimento que com certeza reúne importantes lideranças sindicais e os principais sindicatos que representam de fato os servidores públicos”, disse.   

 

O Fórum dos Servidores Públicos Estaduais, entidade que reúne 16 sindicatos e representam mais de 40 mil trabalhadores e está requerendo 12% de aumento linear, o Governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB) oferece reajuste zero.

 

Os servidores tem reunião do Fórum para avaliar a mobilização da manhã e está programada também, uma grande caminhada dos servidores públicos, confirmada para o dia 30 de Maio.

Escrito por: Sérgio Souza Júnior
Assessoria de Comunicação SINTSS-MS  

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas