publicado em 4 de Julho de 2014 às 08:48 - Notícias

Movimentos sociais realizarão o ato na capital em favor da Reforma Política na próxima segunda-feira (7).

Crédito: Sérgio Souza Júnior

03/07/2014

Atividade faz parte do Ato Nacional do Plebiscito pela Constituinte do Sistema Político Brasileiro.

Escrito por: Secretaria Operativa Plebiscito MS e CUT-MS

A dois meses da coleta de votos do Plebiscito Popular pela Constituinte, os movimentos sociais e as organizações que participam deste projeto convocaram o seu dia nacional de luta, para próxima segunda-feira (7).

Na capital Sul-mato-grossense, as entidades realizarão um Ato Público, a partir das 8horas da manhã, em frente ao Banco Bradesco (esquina da Rua Candido Mariano com a Rua 13 de Maio), que é um dos principais financiadores de campanhas eleitorais.

Atos como este, serão realizados também em diversas cidades brasileiras. Segundo a organização, a escolha do banco é uma ação simbólica que visa denunciar o financiamento privado das campanhas eleitorais, que “distorcem os resultados eleitorais”.

Para Walkes Vargas, membro da Secretaria Operativa Estadual do Plebiscito, uma prova dessa distorção, seria a atual composição da Câmara de Deputados “as condições de se fazer campanha eleitoral são desiguais privilegiando candidatos que tem financiamento privado e impossibilitando a eleição daquelas pessoas que não tem estes recursos”.

Segundo Vargas atualmente, os deputados federais ligados à agricultura familiar não chegam a dez enquanto que a bancada ruralista do agronegócio ocupa cento e sessenta (160) vagas na Câmara Federal, os sindicalistas detêm 91 das cadeiras enquanto que os representantes dos empresários ocupam duzentas e setenta a nove (279), “isto é um exemplo que demonstra que há uma grande distorção sobre a composição daquela casa e o tipo de leis que são aprovadas nela” completou.

O objetivo da manifestação é chamar a atenção da sociedade para o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, cujas coletas de votos acontecem na semana da pátria, entre os dias 1 a 7 de setembro.

Plebiscito Constituinte

Desde agosto de 2013, em todo o Brasil mais de 250 organizações, movimentos sociais, centrais sindicais, partidos políticos constroem a ferramenta do Plebiscito Popular para promover mudanças no sistema político brasileiro.

Durante a semana da pátria, a população será consultada se é a favor de que se mudem as leis do sistema político, com uma pergunta única: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”.

O objetivo é coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil e assim pressionar a Câmara Federal e o Senado, para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para fazer uma Reforma Política. Atualmente, já foram construídos mais de 500 comitês populares em todo o Brasil, espaço em que um grupo de pessoas interessadas em realizar o Plebiscito, seja na sua cidade, escola, bairro ou associação comunitária, entre outros, se aglutina para realizar ações de divulgação e formação da atividade.

Mato Grosso do Sul

As organizações que constroem o Plebiscito Popular no estado são: AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras, CUT-MS – Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, CEDAMPO – Centro de Documentação dos Movimentos Populares, DACLOBE – Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua, CDDH Marçal de Souza – Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, FEUMAMS – Federação Estadual das Uniões das Associações de Moradores de MS, FJCG – Fórum de Juventudes de Campo Grande, MMC-MS – Movimento de Mulheres Camponesas, MCLRA – Movimento Camponês de Luta pela Reforma Agrária, MST-MS – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, PCdoB-MS – Partido Comunista do Brasil, PT-MS – Partido dos Trabalhadores e RECID-MS – Rede de Educação Cidadã, Marcha Mundial das Mulheres. 

Serviço

O quê: Manifesto pela Reforma Política

Quando: dia 7 de Julho, Segunda-feira.

Onde: Em frente ao Banco Bradesco (esquina da Rua Candido Mariano com a 13 de Maio)

Mais informações: Secretaria Operativa Estadual

Walkes Vargas: (67) 3325-9406 / plebiscitoconstituintems@gmail.com 


Visite nossa página no Facebook - https://www.facebook.com/plebiscitoconstituintems?fref=ts 

 

 

 

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas