publicado em 29 de Julho de 2016 às 17:34 - Notícias

MS: Mobilização e pressão contra o devastador PLP 257/16 que promete congelamento de salários, fim do concurso público e prejuízos diretos à população

Foto: SindijusMS

Sindicatos e associações ligados ao Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul, representantes de mais de 40 mil servidores públicos, estão realizando uma série de agendas de mobilização e pressão, visando barrar o Projeto de Lei Complementar PLP 257/16. 

Este projeto é de autoria do Executivo Federal, que redefine a forma de pagamento das dívidas dos Estados com a União, em detrimento da precarização do funcionalismo público, atingindo todos os Órgãos, Poderes e Esferas. Por isso a preocupação dos sindicatos em mobilizar os servidores, sociedade e autoridades políticas para alertar que todos serão prejudicados com a aprovação do PLP.

Eder Rodrigues de Lima, Ricardo Bueno e Alexandre Júnior Costa, dirigentes do SINTSS-MS participaram de agendas com os parlamentares federais de Mato Grosso do Sul. Foram realizadas reuniões com os Deputados Federais, Vander Loubet, Dagoberto Nogueira, Luiz Henrique Mandetta e Geraldo Resende. 

Segundo as lideranças do sindicato, até o momento foram reuniões com o objetivo de pressionar para que os deputados não aprovem medidas que coloquem na conta dos servidores públicos, o problema das dívidas dos estados com a união. 

Alexandre Júnior Costa, Presidente do SINTSS-MS, foi enfático, "o que gente espera da oposição do governo temer é lutar para obstruir a pauta no congresso federal, este PLP 257/16 não pode ser aprovado trazendo enormes prejuízos para o servidor público e para a população". 

Vander Loubet  (PT) 

O Deputado afirmou que ele e o Deputado Zeca do PT são contra os impactos negativos da medida para os trabalhadores, e que apoiam a iniciativa do Fórum dos Servidores Públicos. O parlamentar se comprometeu a “trabalhar na Câmara para que essas medidas prejudiciais aos servidores sejam retiradas da matéria”. Em sua página oficial nas redes sociais Loubet afirmou, “sou a favor da renegociação mas cabe aos estados implantar mecanismos de modernização e melhoria da gestão”. 

Dagoberto Nogueira (PDT) 

“Assumi o compromisso de votar em favor da renegociação da dívida dos estados, mas eu e meu partido vamos votar contra qualquer artigo que tratar de questões dos índices a poderes e restrições de aumento de funcionalismo, não podemos admitir interferência da união sobre os estados”. 

Geraldo Resende (PMDB) 

O Deputado relatou nas redes sociais que ouviu representes dos servidores públicos e comentou sobre o PLP 257/16, acompanhe. “Ele foi feito com o intuito de auxiliar nas dívidas dos estados, usando como medida a contenção de despesas. No entanto, uma das soluções previstas na proposta, seria a demissão de vários funcionários do judiciário para a diminuição de gastos. É um projeto que merece toda a atenção dos parlamentares. Estou analisando tudo com muito critério”. 

Luiz Henrique Mandetta (DEM) 

Nas redes sociais o deputado informou que recebeu representantes do Fórum dos Servidores em reunião realizada na última quinta-feira (28). “Hoje pela manhã recebi os Coordenadores do Fórum de Servidores Públicos de MS para discutir alterações no PLP 257/16, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados. 

Para os dirigentes do SINTSS-MS, a pressão nos deputados tem sido uma importante iniciativa, nesta última semana, o Fórum dos Servidores Públicos realizou debates, provocou a discussão dos malefícios deste projeto de lei na imprensa, além de divulgar uma Carta aberta à sociedade, onde afirma que este projeto pode extinguir serviço público no País, tendo à população como a maior prejudicada. 

Você pode acessar o conteúdo desta carta na íntegra através deste link: http://sintssms.org.br/noticia/carta-aberta-a-populacao-plp-25716-pode-extinguir-servico-publico-no-pais/ 

Os dirigentes do SINTSS-MS informam que estão buscando agenda com os Deputados Federais Elizeo Dionísio (PSDB), Tereza Cristina (PSB) e Carlos Marun (PMDB). 

Manifestação

No início da tarde desta sexta-feira  (29), mais de mil pessoas participaram de um protesto convocado contra o projeto PLP 257/16, em frente ao Fórum de Campo Grande.

O objetivo era de mostrar a indignação dos trabalhadores do funcionalismo público estadual contra esta manobra de destruição das instituições democráticas, oriunda do projeto de Lei que tem efeitos devastadores no serviço público.

A mobilização foi realizada simultaneamente em vários Fóruns de Justiça no interior do Estado, entre eles Dourados, Miranda, Naviraí, Fátima do Sul, Ivinhema, Ponta Porã, Aquidauana, Três Lagoas e Glória de Dourados.

 

Escrito por AsCom SINTSS-MS, com informações do SindijusMS e portal http://www.publico.inf.br/

 

 

 

    Arquivo(s) para baixar
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas