publicado em 22 de Setembro de 2020 às 17:08 - Notícias

Nota Pública: Contra a PEC 32/2020 – Reforma Administrativa

Divulgação

O Fórum dos Servidores Públicos do Mato Grosso do Sul, integrado por Sindicatos e Associações Militares, vem a público manifestar-se contra a Emenda à Constituição PEC 32\2020, que trata da Reforma Administrativa, proposta pelo Poder Executivo Federal, que “Altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa”. (PEC 32/2020 Inteiro teor)

O Governo Federal enviou no dia 03 de setembro de 2020, ao Congresso Nacional, a PEC 32/2020, alegando que uma das finalidades do projeto seria o de “modernizar a administração pública brasileira”.

Vale ressaltar que, a PEC 32 está sendo proposta sem o devido debate com a sociedade organizada e em meio a uma das maiores pandemias (Covid-19) já enfrentadas pela humanidade. Em especial, no contexto brasileiro que acumula diariamente milhares de infectados e mortos. 

Neste contexto, mesmo enfrentando o comportamento dos “negacionistas”, em relação à existência e à letalidade da doença e, sem garantias legais de proteção sanitárias, sem holofotes, e sem demagogia política, os trabalhadores do setor público (União, Estados e Municípios) de todas às áreas desde o início da pandemia estão trabalhando na linha de frente em defesa da população brasileira, mesmo com o risco de perderem a própria vida. Fato que levou a morte centenas de servidores que atuaram contra o coronavírus. 

O Governo Federal para legitimar o projeto, usa a falácia de que a “Reforma Administrativa” será para estabelecer a meritocracia e igualdade na administração pública e, ao mesmo tempo, oferecer um serviço público de melhor qualidade aos brasileiros.

Na realidade, o que se pretende com a PEC/32 é acabar com à estabilidade no serviço público e extinguir os concursos. Permitindo que os cargos sejam ocupados sem concursos, por apadrinhados políticos que estarão sujeitos a participarem de atos de corrupção para não perderem o emprego.

Ressaltando que a retirada do direito à estabilidade poderá aumentar os casos de corrupção pois “a estabilidade é uma garantia para a atuação do servidor que pode inclusive denunciar atos irregulares sem sofrer ameaças de autoridades, ou seja, a famosa carteirada”.

A sociedade deve saber que a PEC de Reforma Administrativa, proposta pelo Governo Federal, não muda as carreiras dos magistrados, parlamentares, militares das forças armadas e membros do Ministério Público, onde estão os maiores salários e as grandes mordomias.

Sendo assim, não serão atingidos pela proposta os militares das forças armadas, juízes, desembargadores, parlamentares, governadores, ministros do STJ e do STF, entre outros que recebem salários exorbitantes e possuem grandes privilégios na carreira.

Pelo projeto do Governo Federal só terão as carreiras atingidas os servidores que atendem diretamente a população.

A sociedade precisa saber que a verdadeira intenção do Governo Federal com a proposta da Reforma Administrativa é de privatizar e terceirizar os serviços que são prestados aos pobres, como educação e saúde, entre outros.

Do exposto, o Fórum dos Servidores de Mato Grosso do Sul se posiciona contra a proposta de Reforma Administrativa do Governo Federal, porque a PEC 32/2020 visa tão somente o desmanche da estrutura pública que serve às camadas mais pobres da população brasileira.

Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas