publicado em 6 de Outubro de 2016 às 15:43 - Notícias

O Hospital Cassems de Campo Grande, agora é realidade

Hospital CASSEMS

Será inaugurado na noite desta quinta-feira (6) o Hospital CASSEMS, um sonho conquistado com muito esforço pelos associados da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

O evento está marcado para ter início às 18h30 na área do estacionamento do Hospital, situado na Avenida Mato Grosso 5.151, no Bairro Carandá Bosque.

O Hospital Cassems da Capital será um marco para a Saúde do Estado e referência em procedimentos de alta complexidade. O Hospital está todo equipado e com a sua estrutura física pronta e as alas entrarão em funcionamento de forma gradativa, estratégica e com muita responsabilidade, colocando sempre em primeiro lugar a qualidade do atendimento e a segurança do beneficiário da Caixa dos Servidores.

Para Alexandre Júnior Costa, Presidente do SINTSS/MS e 2º Vice-Presidente CASSEMS, “a inauguração do Hospital é a coroação de um projeto dos trabalhadores, que vem a premiar a ousadia dos servidores públicos, que lá atrás decidiram assumir o seu plano de saúde. Ela serve também para mostrar aos governantes que, quando você faz as coisas com seriedade, democracia e decência, o muito é possível. É a prova de que se houver compromisso e as pessoas assumirem a sua responsabilidade com a saúde pública as coisas podem melhorar. Esta inauguração também impacta o SUS, pois vai contribuir para desafogar a rede, basta lembrarmos que faz mais de 15 anos que foi inaugurado um Hospital de grande porte nesta cidade” afirmou o dirigente.

Segundo Ricardo Bueno, dirigente do SINTSS/MS e membro suplente do Conselho Fiscal da entidade, “o Hospital Cassems é a cereja do bolo de um grande sonho que foi sendo construído. Esse hospital está superando as expectativas. Pelo que a gente viu lá, é muito moderno, salas cirúrgicas modernas, uti´s modernas, centro de diagnósticos de última geração, uma tomografia que suporta até 200kg coisa que não tinha aqui no estado. A CASSEMS vem mostrar, até para a gestão estadual que é possível fazer as coisas com seriedade e construir um hospital deste porte, que custou algo em torno de 84 milhões de reais. Você pode compará-lo com obras faraônicas como Aquário que já está em 300 milhões e não chegou a lugar nenhum, a Caravana da Saúde que gastou 144 milhões onde se poderia fazer um Hospital” concluiu.     

Em 14 mil m², o Hospital Cassems de Campo Grande vai oferecer 10 salas cirúrgicas, sendo uma obstétrica e uma equipada com telemedicina, 111 leitos de internação, Pronto Atendimento, Centro de Quimioterapia, UTIs Adulto e Neonatal, Centro de Diagnóstico e uma equipe de 300 profissionais, sendo capaz de atender cerca de mil pacientes por dia. O investimento total foi de R$ 84 milhões, sendo parte com recursos próprios e parte do FCO. Após a inauguração oficial, a Unidade Hospitalar inicia o atendimento no dia 10 de outubro nas seguintes áreas: Pronto Atendimento Adulto 24 horas, Centro de Diagnóstico, Centro Cirúrgico e de Oncologia, Internações Clínicas e Cirúrgicas, e UTI Adulto. No dia 17 de outubro, o Pronto Atendimento Infantil 24 horas inicia seus serviços, e, no primeiro semestre de 2017, o hospital estará funcionando na sua totalidade, com a abertura do atendimento da UTI Neonatal e da Maternidade.

Estrutura

A Unidade Hospitalar Cassems da capital contará com tecnologia de ponta, com a incorporação da mais moderna infraestrutura lógica e a utilização de fibra ótica em todos os ambientes. Todos os leitos, UTIs, boxes de atendimento e salas cirúrgicas terão pontos para conectividade dos equipamentos médicos. A sala cirúrgica de telemedicina é uma tecnologia inédita no estado e está alinhada com os grandes hospitais do Brasil e do mundo, onde o procedimento cirúrgico é exibido em duas telas de 50 polegadas, sendo que uma delas pode ser usada para exibição de exames de imagem, além de possibilitar um sistema de comunicação entre a equipe médica. Todo o sistema da sala cirúrgica de telemedicina é controlado por meio de tablets. Num futuro breve, a maioria dos exames médicos, prescrições e evoluções clínicas ocorrerão da beira do leito para uma nuvem, possibilitando assim, o monitoramento dos pacientes em tempo real.

No Centro de Diagnóstico, área muito importante para uma conduta médica assertiva, o beneficiário terá equipamentos modernos ao seu dispor, com tecnologia de ponta, em que uma tomografia de qualquer parte do corpo poderá ser realizada com os detalhes mínimos e precisos, num tempo cerca de 60% ou 70% mais rápido do que a maioria dos tomógrafos do mercado. O Centro de Diagnóstico oferece ainda endoscopia e colonoscopia, ressonância magnética, ultrassonografia, mamografia e radiografia digitais, além de laboratório próprio; assim, o intervalo entre o pedido do médico, a coleta e a disponibilização eletrônica do resultado do exame ocorrerá com celeridade, proporcionando a melhor decisão clínica. Outro equipamento de última geração é o de hemodinâmica, que é a tecnologia mais moderna existente no mercado, podendo realizar quaisquer tipos de exames ou intervenção correlata, nas especialidades cardiovasculares e neurológicas. A tomografia oferecida no hospital será de 128 canais, equipamento inédito na Região Centro-Oeste e que estará à disposição do beneficiário Cassems. O serviço de raios X digital será fixo e móvel, o que reduz a exposição à radiação, tudo isso para proporcionar ao paciente o melhor e mais humanizado atendimento, do diagnóstico ao tratamento.

O Hospital Cassems de Campo Grande oferecerá um serviço humanizado de Oncologia, com 9 boxes confortáveis de quimioterapia, uma sala de procedimentos e um leito de apoio, além de consultório exclusivo com médicos especialistas. Já está em estudo a implantação de um serviço de acompanhamento domiciliar dos pacientes deste setor. Na hotelaria hospitalar, as enfermarias contarão com apenas dois leitos reversíveis para apartamento individual, para garantir maior privacidade. Os ambientes são acolhedores e possuem TV a cabo, frigobar, serviço de quarto, chamadas de enfermagem com tempo de resposta, Wi-Fi, banheiros amplos e com acessibilidade de sistema de emergência de enfermagem, camas elétricas e poltronas reclináveis para acompanhantes. Outro cuidado importante que o hospital vai oferecer aos pacientes é uma estrutura completa para acompanhamento nutricional, com refeições de qualidade e balanceadas para garantir a total recuperação e a satisfação do beneficiário e de seu acompanhante.

O Hospital Cassems de Campo Grande oferecerá um Pronto Atendimento que funcionará 24 horas, todos os dias, com dois médicos socorristas adultos e dois pediatras, além das seguintes especialidades de retaguarda: Clínica Médica, Infectologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Neurologia, Cirurgia Torácica, Oftalmologia, Endoscopia e Cirurgia Pediátrica.

 

Escrito por Sérgio Souza Júnior SINTSS/MS Com informações ASCOM CASSEMS 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Arquivo(s) para baixar
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas