publicado em 26 de Janeiro de 2016 às 16:21 - Notícias

O SUS NA PRÁTICA : QUAL É A POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE ? 1990 – 2015: 25 ANOS DO SUS

Arquivo CEBES

“A pretensão nessas poucas páginas não é encarar análise de conjuntura nem descrição de etapas mas sim instigar o debate, análise e posição se o SUS, na prática, é ou caminha para ser política pública com lógica e modelo: a) ampla e democraticamente debatida e decidida entre 1986/1990 de Bem Estar Social (Social-Democrata), ou b) imposta por núcleo hegemônico no poder de Estado, estruturando perverso ‘mix público-privado’ de caráter classista, anti-social e compensatório (Neoliberal)” – Nelson Rodrigues dos Santos.

O DECISIVO “PONTA-PÉ” INICIAL NA “BOLA” DO SUS

 

Contribuindo ao entendimento e equacionamento da grande encruzilhada atual do SUS, profunda e complexa, assim como das alternativas desejáveis possíveis, não há como não remontar suas raízes nos anos 70, na ditadura, quando, em consequência das intensas concentração de renda e pauperização da população, deu-se inusitada e massiva migração para as periferias urbanas de cidades médias e grandes, com grande elevação da tensão social. As respostas do Estado brasileiro concentraram-se nas Prefeituras municipais com elevação da oferta de serviços sociais básicos, ainda que mínimos e precários devido aos baixíssimos orçamentos municipais, entre eles, os de saúde. Também nos anos 70 as duas escolas de Saúde Pública – FSP/USP e ENSP/Fiocruz remodelavam seus cursos tradicionais concentrando-os em um semestre e/ou regionalizando para outras unidades federadas, o que passou a disponibilizar levas de jovens sanitaristas com visão da atenção integral á saúde, com perfil de gestão regional, e sensíveis à políticas públicas de direitos sociais e à inabdicável democratização do Estado.

 

Ao final dos anos 70 dezenas de municípios no país expandiam redes periféricas de unidades básicas de saúde e na prática acumulavam experiência na atenção integral á saúde, universal e equitativa. Nos anos 80 esse movimento municipal de saúde (centrado nas secretarias municipais de saúde-SMS) cruzou positivamente com movimento mais amplo de formulação de políticas públicas para direitos de cidadania e mobilização da sociedade, também iniciado nos anos 70: o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira-MRSB. Já no refluxo da ditadura, o movimento municipal de saúde junto com as Secretarias Estaduais de Saúde conseguem convênios com o Ministério da Previdência e Assistência Social (com apoio estratégico do Ministério da Saúde-MS), que resultou em marcante expansão do atendimento integral á saúde. Essa expansão, além da grande ampliação da cobertura por serviços de saúde, revelou nos municípios inusitadas produtividade das equipes iniciais multi-profissionais de saúde e inovações no micro-processo de trabalho. Vários indicadores de saúde nos anos 80 refletiram a eficácia da descentralização no controle da hipertensão e suas sequelas, da poliomielite, do sarampo, de doenças no pré-natal e puerpério, de infecções respiratórias, da desidratação infantil e outras. Esse substrato efetivo foi fundamental nos debates e resultados da 8ª Conferência Nacional de Saúde/86, da Comissão Nacional da Reforma Sanitária/87 e da Assembleia Nacional Constituinte/88, tendo como pano de fundo o referencial dos sistemas públicos de saúde em desenvolvimento na maioria dos países europeus e em Cuba.

 

Esse patamar municipal atingido nos anos 80 avançou nos anos 90 com o SUS obrigado em Lei, completando nessa década a inclusão de metade da população antes excluída de qualquer sistema de saúde. De 1990 a 2005 os municípios com parcos recursos passaram a ser responsáveis por 93% dos novos estabelecimentos públicos de saúde e 69% dos servidores públicos de saúde no país. Sua porcentagem média dos impostos municipais destinada á saúde passou de 3% nos anos 80 para 14,4% em 2000 e 23% em 2012, revelando no contexto interfederativo, que vem sendo a esfera de governo na saúde que rompe com a cultura política anti-pública e anti-social de tratar o limite mínimo legal estipulado na EC-29, como “teto”.

 

OS 25 ANOS DE AVANÇOS DO “SUS”

 

Os inquestionáveis avanços do SUS a favor das necessidades e direitos da população constituem patamar inabdicável de realizações, conhecimentos e expertise acumulados na atenção integral á saúde. No âmbito da atenção básica á saúde-AB foi desenvolvido alto nível de integração das ações promotoras, protetoras e recuperadoras da saúde, adequadas para cada realidade social, epidemiológica, cultural e regional das necessidades e direitos da população, envolvendo novos conhecimentos, perfís profissionais, tecnologias e processos de trabalho em equipe, com resolutividade entre 80 e 90% das necessidades de saúde. Porém, ainda ao nível de exceções: são muitas dezenas de locais ou micro-regiões com excepcionais circunstancias e características dos gestores descentralizados, trabalhadores de saúde, equipes de saúde de família, apoio matricial, núcleos de apoio a saúde de família, infra-estrutura física e de custeio, suporte de referências especializadas, etc, muitas vezes em integração com atividades acadêmicas em saúde, mas sem condições e perspectivas de estratégias para expandir e tornar-se regra nos territórios estadual e nacional: permanecem e reciclam-se como verdadeiros “nichos” ou trincheiras. Com essas mesmas características de excelência e expertise desenvolvem-se e mantém-se “nichos” ou trincheiras nas redes dos Centros de Atenção Psico-Social-CAPS, dos Centros Regionais de Saúde do Trabalhador-CEREST, dos serviços pré-hospitalares de urgência-emergência-SAMU e dos Hemocentros(também no limite de exceções sem condições e perspectivas de expandir e tornar-se regra). A competência da nossa Vigilância em Saúde é reconhecida internacionalmente, apesar da parca infraestrutura ao nível regional, a assistência especializada e fornecimento de materiais muito avançaram na inclusão dos portadores de deficiências e doenças crônicas específicas, o nosso controle da AIDS é ainda o de melhor avaliação nos países em desenvolvimento, mas já com retorno da elevação da incidência, da letalidade(nas regiões sul e norte), e queda dos testes de HIV nos grupos mais vulneráveis; nossos serviços de transplantes de órgãos e tecidos estão entre os mais produtivos do mundo, ainda que carregando porcentagens altas e inaceitáveis de falências renais, hepáticas e outras, comprovadamente evitáveis ao nível dos serviços básicos universais de qualidade.

 

Nos 25 anos do SUS ficou notável a retroalimentação entre : de um lado, a resistência aos desvios e realização dos avanços possíveis, e de outro lado, a assunção do ideário do modelo de atenção á saúde com base nas necessidades e direitos de cidadania. Ideário esse a ser viabilizado com política pública universalista que abrange os condicionantes socioeconômicos da saúde e rede de atenção básica de fácil acesso nos locais residenciais e de trabalho, com resolutividade de 80 a 90% das necessidades de saúde e capacitada para assegurar e ordenar o acesso à assistência especializada aos restantes 10 a 20% (modelo”SUS”). É o ideário que na prática está mais voltado para a relação custo/eficácia social, do que para a mera relação custo/efetividade. Essa combinação de práticas e valores humanos gerou uma postura de positiva militância: a “militância SUS” assumida diariamente (conscientemente ou não) por centenas de milhares de trabalhadores de saúde, gestores descentralizados, conselheiros de saúde e movimentos por direitos sociais e democratização de Estado. É de se destacar ainda, que a referida assunção do ideário e os avanços desenvolvidos propiciaram avanço no pacto inter federativo na área social: a intergestão por meio das comissões intergestores ao nível nacional, estadual e regional, pleiteadas pelos estados e municípios nos primeiros anos do SUS, reconhecidas formalmente em 1993 e legalizadas em 2012. Resta ainda a efetivação da diretriz constitucional da Hierarquização/ Regionalização, desafio estruturante, estratégico e decisivo ao desenvolvimento do SUS, pendente até hoje: não há como nela não incorporar a grande acumulação da experiência municipal por 4 décadas na inclusão social e esforços pelo modelo”SUS”. A superação dessa pendência já conta com claro respaldo constitucional e legal: o comando único nas esferas federadas e as pactuações intergestores em plena implementação; resta o desafio da construção do comando único na menor célula sistêmica do SUS, a Região de saúde, a ser definido e pactuado nas comissões Intergestores e deliberado nos conselhos de saúde. Então, como e porque a “militância SUS”, operando com grande produtividade e monumental produção de ações e serviços de saúde, não vem conseguindo transformar a exceção em regra?

 

OS 25 ANOS DE DISTORÇÕES E DESVIOS DE RUMO
(O subfinanciamento federal e seus embricamentos)

 

1. Desconsideração da indicação constitucional do mínimo de 30% do Orçamento da Seguridade Social -OSS(1990) e, na base de cálculo consignada para o SUS, a subtração da contribuição empregado-empregador do Fundo da Previdência Social, a maior fatia do OSS(1993). O financiamento federal permaneceu desde então entre 1/3 e 1/2 do que foi inicialmente indicado e consignado na Constituição/1988. O gasto federal com o SUS é mantido em 1,7% do PIB, enquanto com os juros da dívida pública, vem crescendo ano a ano, devendo fechar 2015 com 8% do PIB.
2. Em 1995/1996, desvio para outras “prioridades” dos recursos da CPMF aprovada para o SUS, e de 20% do OSS-Desvinculação das Receitas da União, renovável a cada 4 anos.
3. Aprovação em 2000 da EC-29 que vincula o financiamento do SUS aos impostos, somente para os Estados e Municípios; da Lei da Responsabilidade Fiscal que piorou a limitação ao quadro público de pessoal municipal, e da Lei criadora da Agencia Nacional de Saúde-ANS para regulação do mercado dos planos e seguros privados de saúde.
4. Crescimento e sistematização nos anos 90 de três formas de subsídios públicos federais ao mercado de planos e seguros privados de saúde: a renúncia fiscal(o mais volumoso, estendido ao mercado de fármacos) , o cofinanciamento público de planos e seguro privados de saúde á totalidade dos servidores e empregados públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário, e o ressarcimento(obrigado em Lei pelas empresas de planos privados ao SUS), apenas simbólico, pelos serviços públicos de saúde prestados aos seus consumidores.
5. “Engavetamento” em 2004 do PL-01/2003, após aprimoramentos e aprovação duramente conquistados pela militância “SUS” nas três comissões obrigatórias na Câmara dos Deputados. O PL elevava o financiamento federal para o mínimo de 10% da Receita Corrente Bruta-RCB e dispunha sobre sistemática de gastos atrelada á construção do modelo “SUS”: planejamento/orçamentação ascendentes, regionalização, repasses equitativos, etc.
6. “Engavetamento” em 2007 no Senado, do PL-121/2007, similar ao PL-01/2003.
7. A partir de meados da 1a década dos anos 2000, pesado financiamento público fortemente facilitado e subsidiado(BNDES e BID) para edificações dos hospitais privados de grande porte conveniados pelo SUS e credenciados pelas grandes empresas de planos e seguros privados de saúde, assim como nos hospitais próprios dessas empresas.
8. Veto governamental ao artigo do PL-141/2012 que dispunha sobre o mínimo de 10% da RCB para o SUS e incorporando os artigos dos PL-01/2003 que tratavam dos gastos.
9. Veto governamental apoiado pela bancada da situação na Câmara dos Deputados, do debate aberto e votação do PLIP-321/2013 requerido por 2,2 milhões de assinaturas de eleitores(articulado pelo CNS, CNBB e mais de 100 entidades), terceiro “engavetamento”que resgatava os PL-01/2003, 121/2007 e original 141/2012.
10. Sem debate com o CNS, Gestores do SUS, militância “SUS” e sociedade, é em curtíssimo prazo apresentada pela situação e aprovada, a inclemente PEC-358/2013, hoje EC-86/2015 que dispõe sobre 13,2% até 15% da Receita Corrente Líquida-RCL, obriga a execução pelo MS das emendas parlamentares individuais impositivas(0,6% da RCL), retira o adicional referente ao Pré-Sal e exclui a reavaliação quinquenal constante na EC-29/2000, com piora substantiva do subfinanciamento federal do SUS a valores abaixo dos dispostos pela EC-29, constitucionalizando o subfinanciamento.
11. Aprovação da MP-619/2014 que estende a renuncia fiscal das contribuições sociais COFIN e PIS ás empresas de planos privados de saúde.
12. Aprovação da MP-656/2014 que estende a entrada do capital estrangeiro ao mercado nacional da rede privada ambulatorial, hospitalar e laboratorial, além do mercado de planos privados já contemplado pela Lei 9656/1998.
13. Recente veto presidencial a artigo da LDO/2016, permitindo queda no orçamento do SUS de 2015 para 2016, por volta de R$13 bilhões.

 

Creio ser importante destacar que essa inquestionável e insistente estratégia de subfinanciamento do SUS nos seus 25 anos, não é isolada: está atrelada não só ao fluxo de recursos públicos a outras “prioridades”, mas também a construção de outro modelo de atenção à saúde, conforme sugere fortemente as constatações e reflexões que seguem:
O drástico subfinanciamento federal já nos anos 90 limitou também drasticamente: a) o desenvolvimento da infraestrutura pública para realizar a inclusão social, propiciando a livre expansão do setor privado contratado pelo gestor público que, de legalmente complementar, passou ao final da década a substitutivo da responsabilidade pública: produz 65% das hospitalizações e acima de 90% dos serviços diagnósticos e terapêuticos do SUS, aí concentrando-se a massa da assistência especializada média, os custos/preços, o pagamento por produção, a pressão do mercado de serviços, medicamentos e equipamentos, as ações evitáveis e os gastos públicos, b) o desenvolvimento do quadro de pessoal público em todos os níveis, entrando na década seguinte com menos de 40% do total de trabalhadores de saúde do SUS permanecendo mais de 60% de terceirizados/precarizados, alocados por entes privados fornecedores de recursos humanos a custo bem menor, e c) o desenvolvimento da AB mantendo-a focal e compensatória sem condições de realizar a estratégia de reorientar o modelo de atenção á saúde. Nessa época surgiu o bordão angustiado das lideranças na gestão descentralizada: “a obrigação humana e legal de socorro ás urgências e assistência aos casos mais graves consome quase todos os recursos, retirando-os da proteção ás situações de risco e do diagnóstico precoce, mantendo o ciclo perverso que leva a mais urgências e casos graves.”

 

Em novembro de 1995, antevendo os graves descaminhos na construção do SUS, o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde-CONASS patrocinou produtiva oficina de trabalho com 67 dirigentes e técnicos nacionais, estaduais, municipais e da OPAS, com aprovação de relatório que priorizou a implementação da Regionalização e Gestão Pública dos Recursos Humanos. Essa oficina não obteve repercussão na condução da política nacional de saúde, política essa que, até o final da década, revelou-se dependente do “núcleo duro” ministerial – Casa Civil, Fazenda, Planejamento/Orçamento/Gestão e, eventualmente, Previdência e Assistência Social, articulando a bancada situacionista no Legislativo.

 

Quanto aos subsídios federais às empresas de planos e seguros privados de saúde, somente a renúncia fiscal já referida correspondia em 2003 a 23% do gasto do MS e 158% do lucro líquido declarado do conjunto dessas empresas, em outras palavras: o Estado bancando a rentabilidade desse ramo. Estima-se que as três formas apontadas de subsídios correspondem a pelo menos 30% do gasto do MS, significativo perante o baixo valor dos gastos do MS e mais significativo perante a economia de gastos perante o conjunto do gasto federal, caso a indicação e consignação constitucional inicial fosse cumprida desde 1990: o orçamento do MS estaria entre o dobro e o triplo do atual. Em outras palavras: grande economia de gastos federais na saúde valendo-se da privatização interna no SUS(setor privado contratado substitutivo) e externa(subsídios públicos ao mercado). Cabe referir que: a) a ANS, autarquia federal com cinco diretores nomeados pelo governo, há vários anos tem os cinco provenientes do mercado na saúde, em outras palavras: agencia pública reguladora do mercado capturada pelo mercado; e b) o engajamento crítico e cauteloso nos anos 80 de todas as centrais e federações sindicais na luta do MRSB pelo SUS, foi revertido nos anos 90 com base na elevação da oferta de planos privados subsidiados mais acessíveis e sensíveis aos dissídios anuais das categorias sindicalizadas (trabalhadores do setor privado e servidores e trabalhadores do setor público), e simultânea lentidão no acesso e acolhimento da rede pública subfinanciada que assumia a inclusão social. A classe trabalhadora, vanguarda histórica das lutas sociais cedeu na prática a um classismo menos envolvido com os direitos de cidadania amplos e políticas públicas universalistas.

 

Os “engavetamentos” apontados na 5ª, 6ª e 9ª distorções foram operados pelo “núcleo duro” ministerial já referido. É de destacar que os 10% da RCB que precipitou os “engavetamentos” significavam elevar o financiamento público do SUS de 3,9% para 4,7% do PIB, ainda longe da média de 8% dos países que financiam sistemas públicos de saúde respeitados e defendidos pelas suas sociedades; a diferença de 0,8% do nosso PIB foi estimada para simplesmente tentar corrigir os desvios de rumo em nosso sistema público, além dos benefícios imediatos a grande parte da população. Após o “engavetamento” de 2004 e outras frustrações das militâncias “SUS” e do MRSB, lideranças dessas militâncias junto à Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizaram o 8º Simpósio de Política Nacional de Saúde com 800 participantes que aprovaram a “Carta de Brasília”. Isso resgatou espaço para o SUS na política nacional, o que possibilitou oportuno debate tripartite que levou ao Pacto pela Vida, em defesa do SUS e de Gestão, ainda que permanecendo contra-hegemônico na política nacional.

 

Na prática, temos 25-30% da população que é consumidora de planos privados de saúde, cujo acesso aos serviços, oportunidade da sua utilização, qualidade e resultados estão segmentados de acordo com os preços dos planos (mensalidades entre R$80,00 e 8000,00) e poder aquisitivo das respectivas camadas sociais. Continuam dependendo do SUS em serviços com esperas menores, fornecimento de medicamentos, ações de vigilância sanitária, imunizações, serviços de alto custo e de urgência, etc, incluindo serviços e materiais obrigados por ações judiciais individuais, principalmente para os que podem pagar escritórios de advocacia especializada. A soma do seu per-capita privado e público para saúde corresponde de 4 a 6 vezes o per-capita dos 70 a 75% que só utilizam o SUS. Entre os 25-30% estão a elite social, a classe media alta e as classes: média média e média baixa que incluem a maioria dos trabalhadores sindicalizados do setor privado e público, e entre os 70-75% estão a minoria da classe media baixa, a massa trabalhadora formal e informal e os miseráveis. O sistema público inclui todos mas de maneira segmentada, atentando contra a Integralidade e Equidade. É um sistema híbrido público-privado, com relações promíscuas entre si, sem regulação de interesse público e que reflete um Estado criador de mercados na área social dos direitos de cidadania. Daí, o jargão “SUS pobre para os pobres e complementar segmentado para os consumidores dos planos privados.” É nesse contexto de hegemonia que a diretriz constitucional da Regionalização permanece almejada, mas pendente até nossos dias.

 

Descortinando o processo histórico civilizatório, a identificação e reconhecimento dos avanços do SUS , ainda que ao nível de exceções (“nichos” ou trincheiras), tornam-se condição básica para a identificação e reconhecimento das graves distorções e desvios de rumo que ainda são a regra, o que pode contribuir para as militâncias formularem estratégias realistas e adequadas em cada conjuntura. A impactante inclusão social (anualmente, bilhões de ações ambulatoriais básicas e especializadas, centenas de milhões de exames diagnósticos, mais de 10 milhões de hospitalizações, etc.), vem sendo realizada simultaneamente pelas ações e serviços tanto vinculados aos avanços do SUS(exceção), como ao outro modelo com incontroláveis distorções(regra). As referidas outras “prioridades” desse modelo hegemônico atendem o “tripé” macro-econômico: metas de inflação com juros altos, superávit primário e cambio flutuante. A inveja que o SUS suscitou inicialmente nas lutas sociais de outros países latino-americanos e até de outros continentes (em parte ainda suscita), deve ser delimitada á Constituição/1988 democraticamente conquistada, às exceções (avanços, “nichos” e trincheiras ), e às militâncias “SUS” e do MRSB. Essa delimitação remonta à configuração constitucional claramente social-democrata, e exclui o que passou a predominar na prática, hoje com nítida hegemonia neoliberal.

 

Nelson Rodrigues dos Santos – Presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA) e membro do Conselho Consultivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES).


    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas