publicado em 2 de Julho de 2013 às 16:47 - Notícias

Presidente do Conselho Estadual de Saúde foi o entrevistado do Bom dia MS.

Ricardo Bueno é Secretário Geral do SINTSSMS.

Ricardo Bueno, Secretário Geral do SINTSSMS e Presidente do Conselho Estadual de Saúde, foi entrevistado o entrevistado de hoje, dia 2º, sobre os escândalos da saúde na área da oncologia.

Após divulgação de escutas telefônicas que comprovaram a dispensa de equipamentos de oncologia para hospitais públicos, exibidos dia 1º de julho, e a articulação entre Beatriz Dobashi, Adalberto Siufi, José Carlos Dorsa e Ronaldo Perches, que beneficiaria o ex-diretor do Hospital Câncer, envolvido no escândalo da Operação Sangue Frio, a Secretária de Estado de Saúde Beatriz Dobashi, pediu afastamento da função.

Como consequência disto, o Governo do Estado também dispensou o médico Ronaldo Perches Queiroz das funções de diretor-presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian e de presidente da Fundação de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Perguntado pelo Bruno Grubert, apresentador do programa Bom dia MS, sobre a saída de Dobashi e Perches de suas funções, o dirigente do SINTSSMS, Ricardo Bueno, avaliou que as demissões são muito recentes, mas que o Conselho Estadual de Saúde estará em reunião na mesma tarde de hoje (2º) e vai discutir a questão, aguardando o nome da próxima indicação para a Secretaria Estadual de Saúde.

Em outro momento, Bueno recupera a ação deste sindicato, que protocolou denúncias que tratavam do tema da oncologia desde 2007, “a entidade que eu represento no Fórum de Saúde é o SINTSSMS e nós tínhamos entrado com a ação na justiça federal... entramos com ação civil pública, pedindo tutela para que estes aparelhos não fossem enviados para iniciativa privada”.

Mesmo com a negativa da justiça, o Ministério Publico Federal assumiu a questão, o sindicato organizou a campanha #AceitaHU e o resultado é que o Hospital Universitário foi obrigado a aceitar o acelerador nuclear, para oferecer este serviço, na área do câncer para a população, mesmo tendo recusado antes o equipamento.

O SINTSSMS vai continuar fazendo a defesa da saúde pública de qualidade, contra a privatização do setor, pela ampliação e fortalecimento do SUS. A luta continua, conquistamos a presença do acelerador nuclear para o Hospital Universitário, agora precisamos ampliar a oferta deste serviço com caráter público em nosso estado.

Veja o video neste link:
http://g1.globo.com/videos/mato-grosso-do-sul/bom-dia-ms/t/edicoes/v/presidente-do-conselho-estadual-de-saude-ricardo-bueno-comenta-a-situacao-da-saude-em-ms/2666962/ 

Sérgio Souza Júnior 

Assessoria de Comunicação SINTSSMS
Com informações do G1MS  

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua dos Pinheiros, 23, Campo Grande-MS - 79008-100, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas