publicado em 2 de Julho de 2013 às 16:47 - Notícias

Presidente do Conselho Estadual de Saúde foi o entrevistado do Bom dia MS.

Ricardo Bueno é Secretário Geral do SINTSSMS.

Ricardo Bueno, Secretário Geral do SINTSSMS e Presidente do Conselho Estadual de Saúde, foi entrevistado o entrevistado de hoje, dia 2º, sobre os escândalos da saúde na área da oncologia.

Após divulgação de escutas telefônicas que comprovaram a dispensa de equipamentos de oncologia para hospitais públicos, exibidos dia 1º de julho, e a articulação entre Beatriz Dobashi, Adalberto Siufi, José Carlos Dorsa e Ronaldo Perches, que beneficiaria o ex-diretor do Hospital Câncer, envolvido no escândalo da Operação Sangue Frio, a Secretária de Estado de Saúde Beatriz Dobashi, pediu afastamento da função.

Como consequência disto, o Governo do Estado também dispensou o médico Ronaldo Perches Queiroz das funções de diretor-presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian e de presidente da Fundação de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Perguntado pelo Bruno Grubert, apresentador do programa Bom dia MS, sobre a saída de Dobashi e Perches de suas funções, o dirigente do SINTSSMS, Ricardo Bueno, avaliou que as demissões são muito recentes, mas que o Conselho Estadual de Saúde estará em reunião na mesma tarde de hoje (2º) e vai discutir a questão, aguardando o nome da próxima indicação para a Secretaria Estadual de Saúde.

Em outro momento, Bueno recupera a ação deste sindicato, que protocolou denúncias que tratavam do tema da oncologia desde 2007, “a entidade que eu represento no Fórum de Saúde é o SINTSSMS e nós tínhamos entrado com a ação na justiça federal... entramos com ação civil pública, pedindo tutela para que estes aparelhos não fossem enviados para iniciativa privada”.

Mesmo com a negativa da justiça, o Ministério Publico Federal assumiu a questão, o sindicato organizou a campanha #AceitaHU e o resultado é que o Hospital Universitário foi obrigado a aceitar o acelerador nuclear, para oferecer este serviço, na área do câncer para a população, mesmo tendo recusado antes o equipamento.

O SINTSSMS vai continuar fazendo a defesa da saúde pública de qualidade, contra a privatização do setor, pela ampliação e fortalecimento do SUS. A luta continua, conquistamos a presença do acelerador nuclear para o Hospital Universitário, agora precisamos ampliar a oferta deste serviço com caráter público em nosso estado.

Veja o video neste link:
http://g1.globo.com/videos/mato-grosso-do-sul/bom-dia-ms/t/edicoes/v/presidente-do-conselho-estadual-de-saude-ricardo-bueno-comenta-a-situacao-da-saude-em-ms/2666962/ 

Sérgio Souza Júnior 

Assessoria de Comunicação SINTSSMS
Com informações do G1MS  

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas