publicado em 3 de Outubro de 2017 às 17:43 - Notícias

“Ridículo 2,94% de reajuste penaliza os servidores públicos de Mato Grosso do Sul”

Fórum dos Servidores Públicos

Na sexta-feira (29/setembro) foi publicada no Diário Oficial do Estado a Lei nº. 5.066 que concedeu 2,94% de revisão geral anual aos 73 mil servidores estaduais, ativos, inativos e pensionistas, um percentual ridículo que penaliza o servidor público estadual.

O referido valor terá efeitos a partir da folha de setembro e causa revolta nos servidores públicos que desde o início do atual governo não tiveram reajuste. O Governo insiste em não repassar aos servidores a reposição inflacionária que atualmente ultrapassa a casa dos 21%.

A Lei Estadual 1.166 de 27 de junho de 1.991 fixou a data-base para a revisão geral dos servidores públicos em 1º de maio e não 1º setembro. O índice imposto na Lei, 2,94%, não corresponde ao apurado pela inflação no período (maio de 2016 a abril de 2017) que corresponde a 4,08% (IPCA).

O Fórum dos Servidores de Mato Grosso do Sul destaca que no dia 30/05/2017, último dia da data-base, o Governo havia informado que em 2017 novamente o reajuste seria “ZERO” e após mobilizações e pressões da categoria recuou da decisão, todavia apresentou um índice muito aquém do devido.

As graves denúncias de mau uso do dinheiro público, contra autoridades nacionais e estaduais seguem a todo vapor e isto responde muita coisa da atual situação salarial do servidor público que mais uma vez paga o preço e as consequências da corrupção.

Na contramão da crise econômica que o País enfrenta, o Fórum entende que as finanças do Estado registram uma crescente arrecadação:

 

1)            A inflação em Campo Grande medida pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para a data-base de maio de 2017 foi de 4,39% - a do Brasil para o mesmo período foi de 3,35%.

2)            O custo da energia elétrica na Capital foi de 7,42%, sendo que o custo da energia no restante do país para o mesmo período foi de 0,18%.

3)            No grupo de transportes os gastos com veículo próprio tiveram aumento de 4,94%, e os gastos com emplacamento/licença: 27,17% - quase três vezes maior que a inflação deste item no país, que foi de 8,07%. A gasolina teve aumento de 2,28%, enquanto no país, o combustível apresentou retração em 2,74%. No caso do etanol, o aumento foi de 6,66%, sendo que no restante do país foi de 3,12%.

4)            Em saúde e cuidados pessoais, os preços subiram em 5,10%;

5)            No grupo educação foi registrada uma variação de 7,51%, sendo que somente os gastos com papelaria chegaram a 9,78%.

Além de esclarecer o quanto nossos salários perderam do seu poder de compra ao longo do tempo, estes índices de inflação registraram a variação dos preços de produtos e serviços da Capital. O aumento com gastos de habitação, energia elétrica, emplacamento/licenças e gasolina, por exemplo, em números muito superiores ao registrado no restante do País demonstram o crescimento dos impostos, tributos e taxas que vão direto para os cofres da administração estadual.

O Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul, lamenta a falta de debate por parte do Governo do Estado que ao invés de praticar uma administração honesta e transparente, está centrado operacionalmente em uma conduta midiática para abafar as denúncias de corrupção e pagamento de propinas aos seus gestores.

 

Campo Grande, 3 de Outubro de 2017.

Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul. 

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas