Após anos de mobilização, negociações com diversas administrações estaduais, e fundamentalmente, através do diálogo, o SINTSS/MS avançou e conquistou um reajuste nos valores dos plantões para os profissionais da saúde estadual.
Essa vitória representa um marco importante para a categoria, que há 12 anos aguardava por essa atualização.
O anúncio, feito na última quinta-feira (5) pelo Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, em reunião com equipe e sindicalistas, é um resultado direto do diálogo, da negociação e esforço contínuo do sindicato em defender os direitos dos servidores e buscar condições mais dignas de trabalho.
O Sindicato participou ativamente da discussão e após serem feitos estudos, o reajuste alcançado foi fruto do diálogo. A comissão verificou a média estadual dos plantões e o que era possível ser feito, neste sentido o Secretário Estadual de Saúde, junto com a diretoria do Hospital Regional, entenderam que era necessário chegar a um valor no mínimo aos moldes do mercado da profissão no estado, já que este valor estava muito defasado.
O presidente do SINTSS/MS, Alexandre Júnior Costa, destaca a importância dessa conquista: “Essa vitória é um reflexo da força e da luta da nossa base. Foram 12 anos de espera e inúmeras reuniões, negociações e, muitas vezes, embates para chegarmos a este momento. A valorização dos plantões não é um favor concedido, mas sim um direito conquistado através da luta sindical. Esse reajuste comprova a importância da luta sindical, com persistência e organização dos trabalhadores, conseguimos avançar na defesa dos nossos direitos.”
Conforme Ricardo Bueno, Vice-presidente do SINTSS/MS, “a média geral é de 60% de reajuste, já quando analisamos por categoria, o reajuste vai de 50% até 80%, isso depois de 12 anos sem aumento” disse..
“Nós avançamos também na conversa com o governador sobre a produtividade que está praticamente no forno mesmo, só definindo as regras para que seja realmente uma produtividade e não um controle de ponto. Então as pessoas, para receberem essa produtividade, terão que realmente produzir, tanto em seu trabalho pessoal, quanto em equipe, para que os indicadores de resultado apontem a melhora em seu local de trabalho” reforçou Bueno.
O Vice-presidente do sindicato ressaltou o diálogo sobre outros temas da negociação com o governo, “sobre o vale alimentação, o governador disse que ainda está estudando, a nossa proposta é que realmente tenha um vale de alimentação vinculado ao orçamento da saúde, que é de 12% anual, fizemos a proposta para ele, na reunião o Riedel disse que está aberto às discussões e a comissão vai continuar discutindo isso”
“O governador disse também que quer, dentro deste ano ainda, a discussão do subsídio, afirmou que não abre mão devido a reforma administrativa que está vindo a nível nacional, então o ideal é que a gente realmente faça esse diálogo para que essa negociação avance de uma maneira que seja no mínimo, razoável para todos” disse Bueno.
O SINTSS/MS reafirma seu compromisso com a categoria e continuará atuando para garantir que outras pautas importantes dos servidores da saúde sejam atendidas, sempre lutando por melhores condições de trabalho e valorização profissional e na defesa do fortalecimento do SUS.
Confira a lista de autoridades presentes:
- Governador Eduardo Riedel
- Alexandre Júnior Costa, Presidente SINTSS/MS
- Ricardo Bueno, Vice-presidente do SINTSS/MS
- Maurício Simões, Secretário de Saúde
- Rodrigo Perez, Secretário de Governo e Gestão Estratégica
- Ronaldo de Oliveira Fernandes, Conselho Fiscal SINTSS/MS
- Frederico Felini, Secretário de Administração
- Marielle Alves Corrêa Esgalha, Diretora-Presidente da Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau)
- Robson Araujo dos Santos, Delegacia de Base da SES/MS
- Lea Maria de Souza Ribeiro
Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas,
Confira o decreto em anexo, página 9.
Escrito por: ASCOM SINTSS/MS