publicado em 13 de Março de 2025 às 12:58 - Notícias

Homenagem merecida à nossa companheira Cleuza Pedrosa, dirigente do SINTSS/MS

Arte SINTSS/MS foto Sérgio Souza Júnior

Na última quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Campo Grande celebrou o Dia Internacional das Mulheres em uma sessão solene marcada por reconhecimento e luta. Entre as homenageadas com a Medalha Legislativa “Celina Martins Jallad”, estava Cleuza Pedrosa, dirigente do SINTSS/MS, sindicalista incansável e referência na defesa dos direitos da saúde e da seguridade social. 

A indicação da homenagem foi feita pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), parlamentar que presidiu a mesa neste evento de solenidade e secretariada pela vereadora Ana Portela, ambas procuradoras da Procuradoria Especial da Mulher “Jornalista Vanessa Ricarte” e proponentes da solenidade. Ao todo, 52 duas mulheres de diversas áreas e profissões foram homenageadas por parlamentares de Campo Grande neste evento.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, que destacou os desafios enfrentados pelas mulheres em espaços de poder. Também esteve presente a Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, que reforçou a importância da participação feminina na construção de uma sociedade mais justa. A filha de Celina Jallad, Fabiana Martins Jallad agradeceu o convite para participar da solenidade e frisou que é muito importante notar que a mãe continua viva na memória de Campo Grande.

Cleuza agradeceu a indicação à esta homenagem, “ olha, são 30 anos de contribuição com o movimento, com os trabalhadores, com a questão de gênero e raça, essa minha caminhada é uma trajetória árdua, e essa indicação feita pela vereadora Luiza Ribeiro, eu quero dizer que me sinto muito agradecida, de coração, pelo reconhecimento mesmo enquanto mulher negra, sindicalista, mulher periférica e de luta”, ressaltou a dirigente sindical.

“Eu conheço a Cleuza há muito tempo na militância, ela é de uma época que fazer sindicato não era fácil, inclusive muitas vezes a gente tinha que arrancar dinheiro do bolso para construir a luta sindical. Cleuzinha é uma guerreira, tem história e essa é uma merecida homenagem”, enfatizou  Alexandre Júnior Costa, Presidente do SINTSS/MS.

Cleuza é exemplo de resistência e compromisso com a classe trabalhadora, ex-Presidente do SINTSS/MS, Cleuzinha como é chamada pelas pessoas mais próximas, segue sendo referência para gerações de sindicalistas e militantes sociais, na luta por direitos e igualdade. 

A direção do SINTSS/MS parabeniza nossa companheira por essa justa homenagem! Atualmente Cleuza Pedrosa é Diretora de Igualdade Racial e Diversidades do SINTSS/MS.

A solenidade foi proposta pela vereadora Luiza Ribeiro que teve como objetivo homenagear diversas mulheres em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense. A data foi instituída na Casa de Leis por meio das Resoluções nº 1.056/05, 1.069/07 e 1.169/13.

As homenagens foram realizadas no Plenário Oliva Enciso, local que leva o nome da primeira mulher vereadora de Campo Grande, que presidiu a Casa de Leis de 05 a 28 de janeiro de 1958 e em 1959.

A vereadora Luiza Ribeiro, proponente da solenidade, reforçou em sua fala a luta de todas as mulheres. “A câmara homenagear mulheres que trabalham pelo fortalecimento de políticas públicas para as mulheres ou mesmo que trabalham em outros setores mas que fortalecem as mulheres, é muito importante no dia internacional da mulher. Reforça a luta delas, reforça o exemplo que elas podem dar para outras mulheres, para nós e isso é muito importante. A igualdade precisa ser cotidianamente buscada e homenagear essas mulheres é fortalecê-las no sentido de serem protagonistas dessa conquista”, afirmou.

Reconhecimento – A Medalha leva o nome de Celina Jallad, que foi professora, empresária, deputada estadual e conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Na sua carreira, foi secretária estadual de Ação Comunitária e de Bem-Estar Social. De 1995 a 1998 exerceu seu primeiro mandato como deputada estadual, sendo reeleita para mais três mandatos Filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e de Nelly Martins. Em 2010 foi empossada como conselheira do Tribunal de Contas, primeira mulher a ocupar o cargo. Celina faleceu em fevereiro de 2011.


#SINTSSMS #MulheresNaLuta #CleuzaPedrosa #DireitosDaSaúde

Fotos: Sérgio Souza Júnior  

Escrito por: AsCom SINTSS/MS com informações da Câmara Municipal de Campo Grande.


    Arquivo(s) para baixar
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas