publicado em 21 de Julho de 2020 às 18:51 - Notícias

Nota de repúdio contra a demissão do Agente de Polícia, Tiago Henrique Vargas, que exercia o cargo de Investigador de Polícia Judiciária

Crédito: Fórum dos Servidores MS

O Fórum dos Servidores Públicos do Mato Grosso do Sul, integrado por Sindicatos e Associações Militares, vem a público repudiar o ato de demissão do Agente de Polícia, Tiago Henrique Vargas, o qual exercia o cargo de investigador de Polícia Judiciária, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A demissão foi publicada no diário oficial de sexta-feira, 17 de julho de 2020. Neste sentido o Fórum dos Servidores, vem a público manifestar o que segue:

Tiago Vargas é um servidor público conhecido por usar as redes sociais para criticar a corrupção política no Estado. Para isso, se pauta em fatos amplamente divulgados pelas mídias estadual e nacional, como a investigação comandada pelo delegado Leandro Alves Ribeiro da Polícia Federal, na Operação Vostok, que “apurou o pagamento de R$ 67,791 milhões em propinas à JBS, na forma de incentivos fiscais concedidos pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ”. Investigação que resultou no indiciamento de dezenas de pessoas entre agentes públicos e empresários, inclusive no indiciamento do próprio governador Reinaldo Azambuja e de seu filho Rodrigo Souza e Silva, apontados como os chefes da organização criminosa.

Tiago Vargas se destacou também nas redes sociais por mostrar a falta de estrutura de trabalho e na defesa dos direitos dos policiais civis do Estado. Comportamento que incomodou os setores políticos da administração estadual, que determinaram a instauração de diversos processos de sindicâncias. Neste contexto, um processo que seria julgado em maio de 2021, culminou previamente com sua demissão. Feriu-se assim, o principio e garantias constitucionais do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.

“O Estado Democrático de Direito deve ser preservado e respeitado especialmente pelas instituições públicas e seus agentes efetivos ou temporários, sob pena do Governo de Mato Grosso do Sul: investigar da forma que lhe interessa, acusar politicamente, condenar sem conceder o amplo direito de defesa, e por fim executar a pena aos requintes do prazer de autoridade política que não quer ser criticada”.

Ressaltamos que vários presidentes de entidades representativas que integram o Fórum sofreram ou sofrem implacáveis retaliações administrativas que visam silenciá-los e afetá-los em suas carreiras.

Do exposto, o Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul, manifesta apoio ao servidor demitido Tiago Henrique Vargas e repudia o ato de sua demissão pelas estranhas circunstâncias e parcialidade administrativas no âmbito do Governo de Reinaldo Azambuja (PSDB).

Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul
Em 21 de julho de 2020

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas