No último dia 31 de outubro de 2024, o Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul (SINTSS/MS) realizou a eleição para a nova diretoria, elegendo a Chapa 1 – Unidade e Luta como vencedora. A chapa, única inscrita no pleito, confirmou Alexandre Júnior Costa como presidente reeleito, que agora contará com Paulo César, servidor da saúde da cidade de Dourados, como vice-presidente.
A eleição foi conduzida pela Comissão Eleitoral, formada por Genilson Duarte, Alice Leal, Delson Rubney Viana e Vilson Gimenes Gregório, responsáveis por garantir a organização do processo eleitoral. A Comissão eleitoral divulgou o resultado da eleição com a seguinte contagem eleitoral:
CHAPA 1 - Unidade e Luta: 428 votos
Votos em Branco: 1
Votos Nulos: 4
Total: 433 votos.
A eleição foi realizada em âmbito estadual, reafirmando o compromisso democrático e a importância do SINTSS/MS para os trabalhadores e as trabalhadoras da saúde estadual de Mato Grosso do Sul. As urnas foram distribuídas em diversos locais de trabalho, abrangendo tanto a capital quanto as cidades do interior, conforme roteiro previamente publicado no Diário Oficial em 18 de outubro. Esse procedimento garantiu o acesso ao voto para os filiados e filiadas em diferentes regiões, respeitando os prazos regulamentares para a coleta de assinaturas e permitindo ampla participação dos eleitores.
A votação, organizada conforme o regulamento eleitoral, ocorreu com urnas fixas e itinerantes que percorreram unidades como Hospitais, Hemosul, Secretaria, Lacen, Vigilância Sanitária, entre outros locais de trabalho dos servidores. Para votar, era necessário apresentar um documento de identificação com foto.
Alexandre Júnior Costa destacou o papel do sindicato na defesa dos direitos dos trabalhadores e o compromisso da nova gestão em manter o SINTSS/MS como uma entidade de luta e unidade.
“Essa vitória reafirma o apoio da categoria para o trabalho sindical que temos feito. Agradecemos aos nossos filiados pela participação, isso nos dá força para continuar defendendo os interesses dos trabalhadores da saúde em todo o estado” comentou o presidente reeleito.
“A eleição também indicou que precisamos melhorar as ações de lutas do sindicato, ampliar os canais de diálogo com a base para continuar avançando”, ressaltou Alexandre. A presença de Paulo César na vice-presidência representa a importância da representatividade regional, reforçando o comprometimento da entidade em escutar e atender às demandas de todos os municípios.
A eleição da nova diretoria para o mandato de 2024-2028 demonstra a força da democracia interna do SINTSS/MS. A posse da nova diretoria, conforme o estatuto da entidade, deverá ser realizada ainda no ano de 2024, em data que será marcada.
Confira os integrantes da nova executiva do SINTSS/MS:
DIRETORIA EXECUTIVA:
Presidente: Alexandre Junior Costa
Vice-presidente: Paulo Cezar Gabriel da Silva
Diretoria Geral: Eder Rodrigues de Lima
Diretoria Geral Adjunta: Antônia dos Santos Arruda
Diretoria de Finanças: Ricardo Alexandre Correa Bueno
Diretoria de Finanças Adjunta: Jose Aparecido de Lima
Diretoria de Aposentados: Ângela Maura Lemos
Diretoria da Mulher Trabalhadora: Lucilene Ribeiro
Diretoria de Imprensa e Comunicação: Ronaldo de Oliveira Fernandes
Diretoria de Políticas e Formação Sindical; Eliane Souza Duarte
Diretoria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e Meio Ambiente: Francisco Monzon Queiros;
Diretoria de Políticas Sociais e Assuntos Jurídicos: Sandra Maria de Lima Melgarejo
Diretoria da Igualdade Racial e Diversidades: Cleuza Pedrosa Odorico.