publicado em 5 de Dezembro de 2023 às 16:56 - Notícias

Enfermagem em Luta: Manifestação no HRMS pela Manutenção da Diretoria de Enfermagem

Crédito: Sérgio Souza Júnior

Profissionais se unem contra mudanças no organograma que os relegariam a auxiliares médicos

Hoje (5) profissionais da enfermagem do Hospital Regional de Campo Grande, representados pelo SINTSS/MS, tomaram os corredores em um protesto em defesa da manutenção da Diretoria de Enfermagem. O embate surge diante da possibilidade de uma reorganização no organograma do hospital que poderia rebaixar esses profissionais a auxiliares de médicos, segundo o sindicato, o que provocou repúdio gigantesco na categoria. 

Com quase metade do efetivo do hospital, cerca de 950 a 1 mil profissionais, manifestantes buscam preservar a integridade de sua função, resistindo a uma proposta que, segundo o vice-presidente do SINTSS/MS, Ricardo Bueno, não reflete a importância da categoria a sua conquista histórica “tem pessoas que não acham a mudança, como sendo um retrocesso, mas aquela pessoa não é da categoria, mas para a categoria que tinha a liberdade de sentar e discutir um processo de trabalho, há um retrocesso” disse.  

“Existe uma mudança de organograma acontecendo, e vem sendo discutido durante meses tais mudanças, mas aí de surpresa nos últimos dias, a coordenação de enfermagem sai da diretoria de enfermagem, e a categoria entendeu que perdeu sua autonomia, quando ela passa para a diretoria médica” relatou Bueno.

Bueno ressalta que esta decisão foi ancorada em uma deliberação do Conselho Federal de Medicina, segundo informação da direção do HR/MS “uma resolução de um conselho que é de categoria, não pode ferir a lei de exercício profissional da outra categoria” reforçou o sindicalista.

A diretoria de enfermagem é histórica, ela foi conquistada no ano de 2014, em busca da manutenção dessa conquista, a direção do sindicato está buscando o diálogo e apoiando a manifestação da categoria.                                                                                                     

Para Alexandre Júnior Costa, Presidente do SINTSS/MS, “a categoria deixou claro que não concorda com a mudança, o recado é esse, a resposta é mobilização da galera aqui que não aceita a subordinação para a outra categoria. O sindicato está aberto ao diálogo para resolver esta situação” reforçou.

Após a manifestação convocada para esta terça-feira (5) no saguão do HR-MS, os trabalhadores decidiram por se deslocarem daquele espaço em direção à diretoria do HR-MS. 


Conforme o Enfermeiro Eder Maguila, Secretário de Juventude, Esporte e lazer do SINTSS/MS, “a mobilização de hoje deu resultado e acendeu uma luz no fundo do túnel pois foi deliberada (após visita à diretoria HR-MS) a criação de uma comissão para discutir e propor mudanças, assim vamos continuar a luta e buscar uma melhor definição das competências da direção da enfermagem e a possibilidade de reverter esta mudança” disse. 

“A mobilização foi muito importante e esperamos que até a próxima sexta-feira (8) tudo se resolva, estaremos acompanhando e dando suporte para a comissão que foi criada, esta ação foi proposta pelos trabalhadores da enfermagem e nós do sindicato sempre estaremos aqui para apoiar as lutas da categoria”, reforçou Eder.  


A imprensa compareceu e o portal Midiamax fez uma entrevista ao vivo em seu canal do YouTube com Ricardo Bueno, além de produzir matéria sobre a pauta da categoria da enfermagem, nesta manifestação.

Escrito por: Sérgio Souza Júnior AsCom SintssMS


    Arquivo(s) para baixar
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas