publicado em 8 de Abril de 2014 às 11:16 - Notícias

A Mesa de Discussão, Violência contra a mulher-questão de saúde pública cumpriu seu papel.

Foto: Sérgio Souza Júnior

A Mesa de Discussão: Violência contra a mulher – Questão de saúde pública foi realizada no período da manhã e da tarde, na sede da FETEMS, neste dia 7 de Abril. O evento cumpriu com o seu papel de estimular o debate, envolver o mundo sindical, governos, movimentos sociais e a academia, para um debate como este, de tanta importância.

A qualidade das intervenções foram muito positivas e elogiadas pelo público presente. Durante os dois períodos de atividades, mais de 80 pessoas participaram dessa mesa de discussão.

Pela manhã, a primeira mesa geral tratou do tema: A violência contra as mulheres na saúde, visão das trabalhadoras, com Maria de Fátima Cunha, da CNTSS e Secretária das Mulheres da CUT-Goiás.  

Em sua fala, Maria de Fátima enfatizou “é muito importante termos iniciativas como a do Sintss-ms, é um dever de todo sindicato promover estes debates, porque quando a gente debate melhorias nas políticas públicas a sociedade é quem ganha”.

Cleuza Pedroza, ex-Presidenta do SINTSS-MS e atual Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher avaliou a atividade positivamente e afirmou “estamos nos sentindo com a alma lavada, em que pese todas as dificuldades para organizar um evento desta natureza, nós saímos daqui contentes pelo nível do debate e das propostas que debatemos. Acho que foi 10, quero parabenizar o nosso presidente do Sindicato, Alexandre Júnior Costa, que não se furtou a defender e contribuir com a realização do evento, desde o início, quando nos provocou para organizarmos esta atividade”.

A painelista do período da tarde, Zaira de Andrade Lopes do CRP-MS, tratou do tema: Violência Psicológica comentou a experiência desta atividade “é um evento ímpar, porque ele dá vida às questões que envolvem a violência contra as mulheres, a preocupação do ponto de vista da saúde e da educação. Este tipo de evento promove a oportunidade para que as pessoas possam refletir o cotidiano delas e como estas questões se entrelaçam com a vida”.

Outro painel realizado foi o da “Política Nacional e Integral de Saúde da População Negra, com ênfase nas mulheres”, contou com a presença de Silvana Veríssimo do Amaral, Representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Ela enfatizou muito as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras, as pesquisas indicam que existe um diferencial assustador entre nascer, viver, adoecer e morrer dependendo da etnia/cor da população brasileira. Silvana afirmou “as mulheres negras tem as piores condições trabalho subalterno, moradias inadequadas, baixa escolaridade, lazer inacessível, cultura desvalorizada, racismo, compõem o cenário de vida dessas mulheres negras, o que exige também, políticas públicas diferenciadas”.

Na abertura do evento, Ricardo Bueno, Presidente do Conselho Estadual de Saúde e Vice-Presidente do SINTSS-MS, considerou que “é preciso capacitar os profissionais da saúde para este tipo de atendimento, mas a culpa não é do trabalhador, mas do estado que precisa fornecer estes conteúdos. Outra coisa importante de se dizer é que os médicos atendem o corpo físico das pessoas, mas o trauma psicológico é muito grande e é preciso ter muito cuidado com essas pessoas".

Roberto Botarelli, presidente da FETEMS, criticou as homenagens que vemos ser dadas às mulheres, pelas câmaras legislativas do estado, na maioria das ocasiões, são as “madames” que recebem congratulações, em contradição a isto, as mulheres trabalhadoras são pouco reconhecidas e valorizadas. Em sua fala, Roberto também afirmou “quero fazer um alerta a vocês, nós precisamos formular propostas avançadas para disputar os programas de governo nestas eleições, pois assim, poderemos ter políticas públicas sérias para as mulheres, sem isso, a gente vai avançar muito pouco”.

O presidente do SINTSS-MS, Alexandre Júnior Costa, foi o autor da proposição da realização deste evento e nos afirmou, “naquele processo de organização do protesto dos sindicatos cutistas e dos movimentos sociais no 8 de março, propomos encerrar aquele mês e luta com um grande debate, que tivesse qualidade e contribuísse para a formulação de ações e das lutas, em busca de políticas públicas efetivas para as mulheres. As mulheres estão de parabéns pela realização da atividade, agradecemos a comissão de organização, a direção do SINTSS-MS, nossos sindicatos cutistas, os movimentos sociais parceiros e a presença de estudantes e professores das universidades nesta mesa de discussão e também, a companheirada dos municípios do interior que estavam presentes”.

Escrito por: Sérgio Souza Júnior
Assessoria de Comunicação SINTSS-MS.  

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas