publicado em 10 de Julho de 2023 às 22:04 - Notícias

Audiência Pública discute Piso Salarial da Enfermagem e fortalece a busca por diálogo com o governo do MS

Crédito: Sérgio Souza Júnior

Na quarta-feira(10) a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sediou a Audiência Pública, "Piso Salarial da Enfermagem: Fortalecendo a Assistência e as Condições de Trabalho", um evento organizado pelo mandato da Deputada Estadual Gleice Jane (PT) em parceria com o SINTSS/MS. O objetivo principal do encontro foi debater o assunto e abrir um canal de diálogo com o governo estadual, discutir a importância do piso salarial para a valorização dos profissionais de enfermagem, dialogando sobre a assistência prestada e também sobre melhores condições de trabalho.

A audiência contou com a presença de um grande público, incluindo especialistas, representantes da enfermagem, gestores de saúde, parlamentares e trabalhadores e trabalhadoras da categoria e demais interessados. O plenário estava repleto de profissionais engajados em discutir soluções que promovam a qualidade da assistência da enfermagem o bem-estar dos/as profissionais da área.

Durante o evento, a Deputada Estadual Gleice Jane, que já passou por um período de internação devido à Síndrome de Guillain-Barré, compartilhou sua experiência pessoal e ressaltou a importância do papel desempenhado pelos profissionais de enfermagem. Ela destacou que foram as enfermeiras que estiveram ao seu lado, cuidando dela e proporcionando conforto durante um momento difícil. A deputada também mencionou as preocupações em relação ao salário recebido pela categoria e enfatizou a responsabilidade dos parlamentares e do governo em garantir que um único emprego seja suficiente para suprir as necessidades familiares dos profissionais de enfermagem.

Gleice Jane enfatizou que "a luta pelo piso salarial da enfermagem é histórica e ressaltou que essa batalha é, acima de tudo, uma luta das mulheres, uma vez que a maioria dos profissionais de enfermagem são mulheres". Ela expressou sua gratidão aos profissionais presentes na audiência, reconhecendo o cuidado dedicado a ela e à população, e reiterou a importância da valorização da categoria.

Outro participante importante na audiência foi Ricardo Bueno, Vice-Presidente do SINTSS/MS. Bueno enfatizou a importância de discutir o piso salarial com pessoas que possuem experiência na área da saúde, destacando a relevância do conhecimento prático e da vivência dos profissionais de enfermagem. Ele ressaltou que essas discussões seriam mais efetivas do que conversas com tecnocratas, pois apenas aqueles que estiveram envolvidos diretamente nos serviços de saúde, que compreendem verdadeiramente as demandas e os desafios enfrentados pela categoria.

Em suas considerações na mesa do evento com o Deputado Federal Geraldo Resende,  Bueno ressaltou que seriam mais produtivo conversar com pessoas da área nestas negociações, "as pessoas discutiriam o piso da enfermagem de forma diferente, marca uma agenda [com o governo]" reforçou Bueno com o Deputado Federal que respondeu positivamente.

Durante o evento, foi enfatizada a necessidade de criação de uma comissão de negociação do piso salarial, prometida pela Assembleia Legislativa, a fim de estabelecer um diálogo direto com o governador Riedel. Os sindicalistas presentes manifestaram sua preocupação com a falta de negociação por parte do governo, mesmo após sete meses de gestão.

Bueno confirmou que estará na Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira (11), "amanhã [11] estarei aqui deputada, vou pedir para a senhora fazer uma fala sobre a decisão que tomamos aqui, de que seja realmente construída a comissão de negociação que essa casa prometeu", disse.

O enfermeiro Éder Maguila, Secretário de Juventude, Esporte e Lazer do SINTSS/MS, lembrou da ausência do Secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, e reforçou que a participação nesta audiência pública deveria ter sido a prioridade, para a pasta que ele representa. 

O Presidente do SINTSS/MS, Alexandre Júnior Costa, enfatizou a importância da atuação do mandato da Deputada Gleice "a forma corajosa como você barrou o projeto de lei que visava mudar, alterar o adicional de função, se não fosse você deputada, mais uma vez a gente ia saber que a lei foi alterada pela imprensa". 

A Audiência Pública "Piso Salarial da Enfermagem: Fortalecendo a Assistência e as Condições de Trabalho" foi um importante passo para o fortalecimento da enfermagem e para sensibilizar os legisladores e a população sobre a valorização dessa categoria profissional. O evento ressaltou a urgência de medidas que garantam a qualidade dos serviços prestados à população e o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras da área da saúde.

O SINTSS-MS reafirmou seu compromisso na defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) público, gratuito e de qualidade, além de reforçar a importância da união de esforços para construir um futuro melhor para a enfermagem e todas as áreas da saúde. A direção do sindicato agradeceu pela mobilização da categoria que este ativamente participando da audiência pública, além de realizar várias manifestações e assembléias no último período.

Não perca as próximas atualizações sobre as negociações do piso salarial da enfermagem e as ações em prol dos trabalhadores da saúde pública, em Mato Grosso do Sul em nosso site e também em nossas redes sociais.

Escrito por: Sérgio Souza Júnior
AsCom SINTSS/MS

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas