publicado em 28 de Abril de 2016 às 17:54 - Notícias

Cassems inaugura Centro Integrado de Atenção Psicossocial, em Campo Grande

Crédito: Ernesto Franco

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) inaugurou na noite desta terça-feira (26), um Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) em Campo Grande. A criação do Ciaps nasceu da crescente demanda encontrada nos registros de atendimento da Cassems por profissionais de saúde mental. O Centro tem o objetivo de oferecer cuidados aos pacientes com sofrimento psíquico, por meio de um atendimento multiprofissional e diferenciado, além de estimular a integração social, familiar e a sua autonomia. O Ciaps da Cassems fica na Rua São Paulo, 68, no bairro São Francisco. Os telefones do Ciaps são 3384-6344 e 3325-9610.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o objetivo do Ciaps, além de cuidar dos pacientes com doenças mentais, é se tornar referência no acolhimento desses doentes.

“Hoje é um dia de muita alegria, porque o Ciaps oferece aos pacientes em saúde mental um tratamento multiprofissional, envolvendo várias especialidades. Nós sabemos o tanto que a demanda tem aumentado para casos de depressão, bipolaridade e ansiedade. O nosso objetivo é fazer desse Centro, um lugar de excelência no atendimento e de acolhimento”, explica a diretora.

A coordenadora de Psicologia da Caixa dos Servidores, Ana Márcia Cobo, destaca o aumento no número de pacientes com problemas psicológicos. “Este Centro é muito importante porque os pacientes receberão um tratamento integral, além da parte médica e psicológica, é um espaço onde ele vai poder unir a integração dele com a família e a sua reintegração social. Pesquisas recentes mostram que de cada 10 pessoas, nove irão sofrer de problemas psicológicos, então, é um fator muito grave porque a correria do dia a dia ocasiona estresse e esse estresse tem gerado modificações no nosso organismo, como a depressão e ansiedade”, conta Ana.

De acordo com presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS), Giancarlo Miranda, existem muitos os policiais civis afastados das suas funções por problemas psicológicos.

“A inauguração deste Centro é um avanço extremamente importante para a segurança pública, nós, policiais civis, trabalhamos com alto índice de estresse no trabalho o que acarreta, sobretudo, na questão mental. Há muitos policiais afastados por doenças mentais e muitos outros foram afastados pela mesma causa. Então, o trabalho da Cassems ao inaugurar esse Centro vai ajudar muito a nossa categoria”, afirma Miranda.

O presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) Roberto Botareli também salienta as dificuldades encontradas pela sua categoria. “É uma grande conquista para os beneficiários da Cassems, porque, hoje, na nossa categoria, nós temos muitas licenças médicas por doenças mentais e esse Centro vem ao encontro da necessidade dos profissionais de Educação. Então, esse Centro oferecerá um atendimento digno que os beneficiários da Cassems já estão acostumados”, diz Botareli.

O 2º vice-presidente da Cassems, Alexandre Costa Júnior, salienta o papel do plano de saúde para melhorar a qualidade de vida dos servidores públicos do Estado. “A Caixa dos Servidores dá mais um passo importante ofertando mais essa estrutura aos seus beneficiários, principalmente, para os servidores, dada a pressão que eles vivem nos seus locais de trabalho. Este é mais um espaço onde o servidor pode vir e buscar apoio do seu plano de saúde para resolver os seus problemas, hoje, infelizmente, os servidores sofrem pressões de várias formas e isso acaba lhes trazendo alguns problemas”, salienta Costa Júnior.

Em sua fala durante o evento, Ricardo Bueno, ressaltou “a Cassems mais uma vez sai na frente com a criação de um centro igual a este, que vai atender nosso servidor, hoje na área da saúde, a polícia militar entre outras, tem aumentado o número de procura por atendimentos desta patologia, que era dever do estado oferecer através do CEREST e não o faz, mais uma vez a Cassems está fazendo o serviço do estado que é cuidar do trabalhador”, disse.

Com representantes do governo presentes no evento, Bueno fez um protesto ao usar a camiseta elaborada pelo sindicato “Não Curto Quem Não Me Valoriza”, para a campanha salarial deste ano e disparou, “essa é a nossa preocupação com o duzentão de abono, pois ele não incorpora no salário e pode prejudicar e muito a nossa Cassems por isso”, destacou. 

De acordo com o vice-presidente da Cassems, Ademir Cerri, a Caixa dos Servidores está cada vez mais oferecendo um atendimento especializado e humanizado. “Mais uma vez, a Cassems se aprimora ao conduzir da melhor maneira possível o atendimento aos nossos beneficiários. Hoje, a Cassems é voltada a especialização, ao atendimento específico em determinadas áreas. Nós oferecemos não só uma medicina curativa, mas também uma medicina preventiva, humanizada e voltada ao bem estar dos nossos beneficiários”, explica Cerri.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, destaca a estrutura do Ciaps e salienta a necessidade de se dar atenção aos portadores de doenças mentais.

“Este é um centro integrado de atendimento, onde nós ofereceremos vários profissionais para os nossos pacientes portadores de doenças psicossociais. Nós queremos dar a oportunidade para que eles tenham um atendimento completo e que possam melhorar a qualidade de vida. Nós observamos um aumento muito grande de doenças mentais entre os servidores, principalmente da Educação e da Segurança Pública, e queremos tratar e ajudar a curar esses doentes. Então, esses servidores precisam de uma atenção especial e, com certeza, o Ciaps vem trazer a garantia de um atendimento de qualidade. O nosso objetivo sempre foi e sempre será atender com qualidade os servidores públicos e seus familiares”, pontua Ayache.

 

Gustavo de Deus Ascom Cassems, adaptada com informações do SINTSS-MS. 

    Arquivo(s) para baixar
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas