Nesta quarta-feira (19), o Centro de Prevenção em Saúde “Cássio Pereira do Nascimento” comemora dois anos de atendimentos. Com o objetivo de promover a qualidade de vida dos seus beneficiários e implantar a cultura da saúde preventiva e medicina humanizada, há dois anos, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) inaugurou esse espaço que mudaria a vida dos servidores públicos.
Desde o seu lançamento, o Centro de Prevenção se tornou muito mais do um espaço para promoção da Saúde. Vários depoimentos dos frequentadores apontam que o local, além de trazer qualidade de vida, se transformou num ponto de encontro. Para muitos, é a segunda casa.
A aposentada Célia Fátima Ramos, 54 anos, conta que, após o começar as atividades no Centro, sua vida mudou completamente. “O meu dia começa quando eu venho aqui. Antes de me inscrever no Centro, eu não sabia o que era qualidade de vida. Eu ficava em casa chorando, depressiva e esperando o dia passar. A Cassems sabe trabalhar com os idosos, entende que ao envelhecer, nós precisamos de cuidados especiais. As minhas idas ao médico diminuíram bastante, inclusive, eles perceberam a mudança no meu comportamento e no meu organismo”, comemora Célia.
Após um câncer, o advogado Valmiro Batista Alves, 51 anos, perdeu o movimento das pernas e redescobriu a alegria de viver realizando atividades no Centro de Prevenção. “Fui diagnosticado com câncer na coluna e uma das sequelas foi a perda dos movimentos da perna. O médico não me deu uma previsão de quando eu poderia voltar a andar, mas me indicou a hidroginástica. Fiquei um ano e meio na cadeira de rodas e, há poucos meses, voltei a andar e sem a hidroginástica oferecida pelo Centro de Prevenção, nada disso teria acontecido. Sou muito grato por todo o tratamento, inclusive aos colaboradores que são extremamente atenciosos comigo”, afirma Batista.
Para a coordenadora das atividades físicas do Centro de Prevenção, Patrícia Cordeiro, o segredo do sucesso do Centro é o prazer que ele proporciona, não só para os beneficiários, mas, também, aos funcionários. “O nosso atendimento vai além do contato profissional. Nosso contato é bem próximo, a gente faz amizade com todos os usuários do Centro. É muito gratificante a gente acompanhar a melhora deles. Quando a gente faz o que gosta, a gente faz com prazer, e isso dá o resultado positivo”, diz Patrícia.
A coordenadora do Centro, Maria Helena Jeha, explica que acompanhar de perto a superação dos pacientes motiva ainda mais o trabalho da equipe. “Diariamente, conheço casos de superação e, saber que o Centro de Prevenção ajuda essas pessoas a superar problemas de saúde, alguns bem graves, me traz um imenso orgulho de fazer parte desta família. O que mais me motiva é ver a melhora da qualidade de vida dos nossos pacientes”, conta Maria Helena.
Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o Centro de Prevenção cumpriu com folga o seu objetivo inicial, que é promover a saúde e despertar a qualidade de vida dos beneficiários da Caixa dos Servidores. “Neste lugar, a gente percebe como é importante a promoção da saúde. Ouvimos depoimentos emocionantes de vários usuários nos contando o quanto a vida deles mudou depois de iniciar a prática das atividades oferecidas deste espaço. Dessa forma, continuaremos investindo na promoção e na prevenção da saúde, pois estamos no caminho certo”, finaliza Ayache.
Gustavo de Deus
Ascom Cassems
Via Íris Comunicação Integrada