publicado em 19 de Março de 2014 às 18:22 - Notícias

‘Centro de Prevenção’ completa dois anos levando qualidade de vida aos servidores públicos

arquivo cassems.

Nesta quarta-feira (19), o Centro de Prevenção em Saúde “Cássio Pereira do Nascimento” comemora dois anos de atendimentos. Com o objetivo de promover a qualidade de vida dos seus beneficiários e implantar a cultura da saúde preventiva e medicina humanizada, há dois anos, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) inaugurou esse espaço que mudaria a vida dos servidores públicos.

Desde o seu lançamento, o Centro de Prevenção se tornou muito mais do um espaço para promoção da Saúde. Vários depoimentos dos frequentadores apontam que o local, além de trazer qualidade de vida, se transformou num ponto de encontro. Para muitos, é a segunda casa.

A aposentada Célia Fátima Ramos, 54 anos, conta que, após o começar as atividades no Centro, sua vida mudou completamente. “O meu dia começa quando eu venho aqui. Antes de me inscrever no Centro, eu não sabia o que era qualidade de vida. Eu ficava em casa chorando, depressiva e esperando o dia passar. A Cassems sabe trabalhar com os idosos, entende que ao envelhecer, nós precisamos de cuidados especiais. As minhas idas ao médico diminuíram bastante, inclusive, eles perceberam a mudança no meu comportamento e no meu organismo”, comemora Célia.

Após um câncer, o advogado Valmiro Batista Alves, 51 anos, perdeu o movimento das pernas e redescobriu a alegria de viver realizando atividades no Centro de Prevenção. “Fui diagnosticado com câncer na coluna e uma das sequelas foi a perda dos movimentos da perna. O médico não me deu uma previsão de quando eu poderia voltar a andar, mas me indicou a hidroginástica. Fiquei um ano e meio na cadeira de rodas e, há poucos meses, voltei a andar e sem a hidroginástica oferecida pelo Centro de Prevenção, nada disso teria acontecido. Sou muito grato por todo o tratamento, inclusive aos colaboradores que são extremamente atenciosos comigo”, afirma Batista.

Para a coordenadora das atividades físicas do Centro de Prevenção, Patrícia Cordeiro, o segredo do sucesso do Centro é o prazer que ele proporciona, não só para os beneficiários, mas, também, aos funcionários. “O nosso atendimento vai além do contato profissional. Nosso contato é bem próximo, a gente faz amizade com todos os usuários do Centro. É muito gratificante a gente acompanhar a melhora deles. Quando a gente faz o que gosta, a gente faz com prazer, e isso dá o resultado positivo”, diz Patrícia.

A coordenadora do Centro, Maria Helena Jeha, explica que acompanhar de perto a superação dos pacientes motiva ainda mais o trabalho da equipe. “Diariamente, conheço casos de superação e, saber que o Centro de Prevenção ajuda essas pessoas a superar problemas de saúde, alguns bem graves, me traz um imenso orgulho de fazer parte desta família. O que mais me motiva é ver a melhora da qualidade de vida dos nossos pacientes”, conta Maria Helena.

Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o Centro de Prevenção cumpriu com folga o seu objetivo inicial, que é promover a saúde e despertar a qualidade de vida dos beneficiários da Caixa dos Servidores. “Neste lugar, a gente percebe como é importante a promoção da saúde. Ouvimos depoimentos emocionantes de vários usuários nos contando o quanto a vida deles mudou depois de iniciar a prática das atividades oferecidas deste espaço. Dessa forma, continuaremos investindo na promoção e na prevenção da saúde, pois estamos no caminho certo”, finaliza Ayache.

Gustavo de Deus
Ascom Cassems
Via Íris Comunicação Integrada
 

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas