publicado em 26 de Março de 2015 às 14:15 - Notícias

Dirigentes do SINTSS-MS participam do Fórum Dialoga e articulam reunião para tratar das 30horas com o Governador do Estado

Mix de Fotos: Créditos Sérgio Souza Júnior

A Reunião do Fórum Dialoga aconteceu no plenário do IMASUL (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), na manhã desta quinta-feira (26), no Parque dos Poderes. A atividade contou com a presença da ampla maioria dos dirigentes sindicais, das categorias organizadas do serviço público estadual.

Em sua fala, o Governador Reinaldo Azambuja insistiu muito nas palavras diálogo e proposta. Ele informou que o "Fórum Dialoga - Relacionamento com Servidores" faz parte do Programa de Valorização dos Servidores, localizado na Secretaria de Gestão Estratégica, dirigida por Eduardo Ridel. Azambuja afirmou que muitos servidores públicos trabalham sobre forte pressão e não tem boas condições de trabalho, prometeu que vai buscar agilidade na resolução de problemas desta ordem, tais como reforma de prédios públicos.

Em sua avaliação, o governador enfatizou que a sociedade cobra bons serviços do governo e que ele acredita, que há espaço suficiente para fazer uma gestão eficiente, ouvindo os servidores, com controle na prestação de serviços, melhorando a oferta de serviços públicos.

Segundo informações do cerimonial do estado, Azambuja precisou sair da reunião logo após a sua fala por motivo de agenda governamental a cumprir.

Dando sequência às atividades, os dirigentes sindicais puderam debater a proposta de criação do Fórum Dialoga. Na oportunidade, o Presidente do Sintss-MS, Alexandre Junior Costa saudou a proposta do governo de criação deste espaço e relembrou, "nós acabamos de ter uma lei das 30 horas aprovada na Assembleia Legislativa e o governo vetou, sem conversa. Ou seja, faltou esse diálogo que está sendo sugerido nesta ocasião. Mas entendemos que essa proposta do governo encerra este tipo de relação que aconteceu. Por isso temos de fortalecer a ideia deste Fórum de Diálogo, mas exigir que ele tenha poder de decisão, para não se tornar um espaço de enrolação" disse.

O Presidente da FETEMS, Roberto Botarelli fez menção crítica direta à questão da meritocracia, item que vem sendo aventado nos debates com o governo. O sindicalista pediu que os servidores públicos se informassem pelos exemplos de Minas Gerais e São Paulo, onde a meritocracia serviu para criar conflitos entre os trabalhadores e efetivamente beneficiar poucas pessoas. Wilds Pereira, Presidente do Simtede de Campo Grande, reforçou o tom da crítica, pois à dita meritocracia em São Paulo, por exemplo, não beneficia os aposentados.

Os representantes do governo, durante o debate, insistiram que o espaço do Fórum Diálogo está aberto à sugestões e que as lideranças sindicais serão ouvidas. Eduardo Ridel, Secretário de Governo, afirmou que não há uma proposta fechada sobre o tema meritocracia e deixou a questão em aberto, e caso não haja acordo com as lideranças sindicais, este tipo de proposta não será implementada. Os representantes do governo também afirmaram durante o debate que incentivarão propostas de inovação no trabalho dos servidores públicos.

Foi entregue aos dirigentes sindicais uma proposta (minuta) de decreto governamental que cria o Fórum de Diálogo com os Servidores, diz trecho do documento, “Fica instituído, no âmbito da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, o Fórum Dialoga, que tem por finalidade formalizar um espaço sistemático e permanente de interlocução entre Governo do Estado e as entidades de classe representativas dos servidores públicos civis e militares do Poder Executivo, nos assuntos afetos à gestão dos recursos humanos da administração estadual”.

Esta minuta terá uma semana de prazo para envio de sugestões que visem melhorar a propositura inicial do governo.

Ao final da fala do governador, o dirigente do Sintss-MS, Ricardo Bueno falou com o Reinaldo Azambuja sobre a necessidade de abrir um diálogo sobre a questão do veto da Lei das 30Horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, após a grande assembleia organizada pelo sindicato. 

Ficou combinado que Reinaldo Azambuja vai receber a Comissão da Saúde, eleita naquela assembleia dos trabalhadores, para uma agenda de discussão sobre a Lei das 30horas, já na próxima semana que antecede o feriado de páscoa. 

O Fórum dos Servidores Públicos, iniciativa histórica dos sindicatos representativos dos trabalhadores do governo estadual, vão realizar nova reunião entre os dirigentes sindicais, no dia 30 de Março, às 14 horas, na sede da FETEMS, para debater propostas conjuntas a serem apresentadas nas próximas edições do Fórum Dialoga do governo.

Sérgio Souza Júnior
Ascom Sintss-MS 

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas