publicado em 26 de Maio de 2015 às 15:15 - Notícias

Fórum dos Servidores Públicos realiza panfletagem no centro de Campo Grande

Alexandre Júnior Costa fazendo sua intervenção no ato Créditos: Sérgio Souza Júnior

Na manhã desta terça-feira (26), dirigentes sindicais, membros do Fórum Estadual dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul realizaram uma panfletagem na Avenida Afonso Pena, com a Rua 14 de Julho.

Segundo os manifestantes, esta iniciativa buscava informar a população da cidade sobre a proposta de reajuste zero do governo do estado, e assim, pedir apoio ao movimento que reúne sindicatos representativos de 45 mil trabalhadores do serviço público do estado que lutam por aumento salarial.

É o que disse Alexandre Júnior Costa, Presidente do Sintss-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social do MS) durante a realização do ato, “aqui estão presentes várias categoriais que não aceitam a proposta de reajuste zero do governo estadual. Reinaldo Azambuja alega que está vivendo uma crise, mas ele não demonstra isso em suas ações, segundo informações da imprensa, o governo aumentou os gastos com publicidade, com custeio e cargos comissionados, então quer dizer que são os 8,12% de reajuste dos servidores que estão criando a crise?”, ponderou.

Pelo ao menos quarenta pessoas (40) estiveram panfletando o material informativo, produzido pelo Fórum dos Servidores Públicos, segundo Alexandre Barbosa, Presidente do Sinpol, “foram dez mil panfletos destinados à divulgação das informações, a nossa luta é para que o governo estadual conceda um reajuste e evite possíveis greves, caso não haja acordo salarial”, disse.

Em sua intervenção Alexandre Júnior Costa, também comentou sobre essa possibilidade de haver greve conjunta no serviço público, “O governo tem que parar com essa história de reajuste zero, tem que oferecer algo de concreto para o servidor, caso contrário às coisas vão ficar bem difíceis. O que a gente quer para começar a negociar de verdade, no mínimo é a correção anual da inflação, que é o que a lei nos garante”.

O governo do estado insiste na tecla de que os servidores receberam antecipação dos salários em dezembro de 2014, alegação que é refutada pelo Fórum dos Servidores, que tratam o recebimento daquele período como, negociação de distorções salariais, causadas principalmente no início da primeira gestão do governo André.

Na manifestação, as lideranças que compõem o Fórum dos Servidores informaram a população que passava pelo protesto, que no próximo sábado (30), será realizado um ato unificado dos servidores públicos, com concentração marcada para as 9hs da manhã, em frente à Praça do Rádio.

Ainda pela manhã, dirigentes sindicais participaram de um programa da Rádio FM Cidade 97, onde foram entrevistados do programa Noticidade por Cadu Bortolot. No período da tarde, foi realizada a distribuição de panfletos e também uma visita de representantes do Fórum dos Servidores Públicos, em apoio à ACP (Associação Campo Grandense dos Professores), que deflagrou a greve em âmbito municipal, pelo não cumprimento integral da lei do piso salarial.

A FETEMS também declarou greve com início previsto para o dia 27 de maio, os professores requerem o pagamento de 10,98% de reajuste, através do cumprimento da Lei Estadual n° 4.464, de 19 de Dezembro de 2013, que rege sobre a implantação do Piso Salarial Nacional por 20 horas, como prevê o Plano Nacional de Educação. Outro elemento de destaque é a situação dos técnicos-administrativos das escolas estaduais, que, assim como os trabalhadores que compõem o Fórum dos Servidores Públicos estão recebendo proposta de reajuste zero do governador Reinaldo Azambuja e compõem o quadro de justificativas da greve. 

Sérgio Souza Júnior

Assessoria de Comunicação SINTSS-MS  

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas