publicado em 28 de Julho de 2016 às 17:19 - Notícias

Glauber Andrade, filiado do SINTSS-MS será voluntário nas Olímpiadas do Rio de Janeiro

Crédito: Sérgio Souza Júnior - Foto clicada na sede do SINTSS-MS

No dia 5 de agosto a cidade maravilhosa declarará inaugurados os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul no Maracanã. Alguns números chamam atenção sobre a maior festa do esporte mundial:

17.000 - atletas olímpicos e integrantes de delegações oficiais. 78.000 - capacidade do estádio Maracanã, onde serão realizadas as cerimônias de abertura, no dia 5 de agosto, e encerramento, no dia 21 de agosto. 206 - países que competem por uma medalha nos Jogos. 1 - equipe de refugiados que disputam os Jogos pela primeira vez. 7,5 milhões - de ingressos à venda. 16 km - extensão da nova linha do metrô do Rio, o maior projeto de infraestrutura em preparação para os Jogos, que deve unir a praia de Ipanema ao início da Barra da Tijuca, bairro onde está situado o Parque Olímpico e a Vila Olímpica. 4 - zonas olímpicas onde serão realizadas as competições: Barra da Tijuca (oeste), Deodoro (norte), Copacabana (sul) o Maracanã e estádio olímpico (norte). 25.000 - quantidade de jornalistas que cobrirão os Jogos. 500.000 - turistas estrangeiros estimados.

Observando estes números, já podemos ter uma dimensão do tamanho e da complexidade desta edição dos jogos olímpicos, a 28ª olimpíada da era moderna.

É neste cenário que o filiado do Sintss-MS, Glauber Andrade Souza, fisioterapeuta, concursado no estado desde 2013, estará inserido na condição de voluntário.

Glauber nos conta que sua partida está marcada para o dia 31 de julho, ele vai compor a equipe de fisioterapeutas que atuará nas competições do vôlei de praia na Arena de Copacabana.

Segunda nosso entrevistado, há dois anos atrás houve uma seleção organizada pela SONAF (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva”. De lá para cá, houveram treinamentos, entrevistas até sair a convocação pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Foram realizados treinamentos de padronização de atendimentos, de fisioterapia, bandagens, trauma no esporte, como conduzir, qual o papel de cada profissional no evento.

Entrevista

Site: Porque você resolveu ser voluntário?

Glauber: “Eu estou indo pela magnitude do evento mundial, evento que é milenar, então acho importante a gente ser patriota neste momento e ao invés da gente estar criticando, debochando deste evento no brasil, a gente tem que apoiar e aproveitar este momento para alavancar a ciência nacional, esse patriotismo e esse orgulho de ser brasileiro. Com certeza o currículo será importante, vai dar um know-how muito bom pra gente”.

Site: Você tem algum receio sobre terrorismo?

Glauber: Isso não me preocupa não, eu fui militar e confio nas forças armadas do brasil.

Site: Você obteve algum apoio de governo?

Glauber: Não recebi nenhum tipo de incentivo governamental, estou participando de todas as atividades com recursos próprios. Para ficar esse período nos jogos olímpicos eu peguei minhas férias do funcionalismo público.

Site: Qual a sua expectativa para este importante evento?

Glauber: “A expectativa é de aprimorar ainda mais as técnicas e abordagens como Fisioterapeuta, visto que ali estarão os melhores profissionais do mundo. É uma escala de 15 dias de trabalho com 2 de folga, o translado é feito de BRT até os complexos, no meu caso Copacabana, onde estarão trabalhando profissionais de diversas áreas entre saúde, comunicação, interpretes, segurança e etc. Várias Nações, etnias e idiomas em um único lugar, uma experiência única. O alojamento foi de livre escolha dos profissionais, a organização auxiliou intermediando hostels mais próximos de cada complexo. Há vários polos distribuídos na cidade do Rio de Janeiro e chegar no RJ o profissional deve se apresentar em um complexo no centro do Rio onde receberá uniformes, credenciais e orientações. Foram dois anos de instruções, seleção e treinamentos, para viver este momento único na história do Brasil.”

A direção do sindicato, saúda nosso colega servidor por esta iniciativa, e estará acompanhando e informando sobre a sua participação neste que com certeza, é o maior evento esportivo do mundo.

Saiba mais informações do site oficial dos jogos olípicos sobre o voluntariado na área de saúde:

"Atuar em SERVIÇOS DE SAÚDE é uma grande oportunidade para profissionais da área médica que desejam ter experiência em eventos internacionais de grande porte. Você atuará no atendimento médico de atletas e espectadores nas áreas de treinamento, competição e Vila dos Atletas. Os profissionais que atuarão como voluntários realizarão também as seguintes funções:

  • Realizar consultas agendadas e de emergência durante os Jogos;
  • Prestar atendimento odontológico a espectadores e atletas;
  • Atuar na dispensação, controle, armazenamento e transportes de produtos farmacológicos;
  • Realizar exames e diagnóstico laboratoriais e de imagem, de atletas e espectadores;
  • Prestar serviços de anti-doping.

Requisito:

Formação acadêmica e experiência profissional em áreas relacionadas a medicina e saúde". 



Escrito por: Sérgio Souza Júnior  AsCom SINTSSMS com informações do site www.rio2016.com e http://www.mg.superesportes.com.br/

Abaixo, mais fotos que Glauber Andrade disponibilizou para esta matéria.

 
 

 

    Arquivo(s) para baixar
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas