publicado em 19 de Outubro de 2018 às 16:20 - Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

sintssms
Aos trabalhadores e trabalhadoras que compõem a base de representação do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social no MS – SINTSS/MS, vimos esclarecer o que segue:
1º - No dia 12 de setembro de 2018, durante o debate realizado na FETEMS, o FÓRUM DOS SERVIDORES, apresentou um documento com uma pauta de compromisso, a todos os candidatos ao Governo do Estado;
2º - Na semana seguinte, o FÓRUM DOS SERVIDORES foi convidado por todos os Candidatos, com exceção do Candidato Reinaldo Azambuja – PSDB, para celebrar um compromisso com as reinvindicações expressas no referido documento;
3º - Várias foram as tentativas de membros do FÓRUM, para contato com a Candidatura de Reinaldo Azambuja – PSDB, na tentativa de firmar compromisso desta candidatura com as  referidas reivindicações; 
4º - No dia 17 de outubro de 2018, já no segundo turno das eleições, foi articulada uma reunião, por algumas entidades que representam servidores, para o qual não fomos convidados, onde foi celebrado um termo de compromisso com oito pontos de reinvindicação, o qual discordamos do seu conteúdo, pelo que segue:
No ponto 1 - “compromisso do atual Governo em manter o DIÁLOGO PERMANENTE...”. Qual e em que momento isso aconteceu?
No ponto 2 - “compromisso do atual Governo em manter o setor criado em 2015, para realização de estudos técnicos...”. Sugerimos que seja respeitado os debates realizados no referido setor.
No ponto 3 - trata da Política Salarial e Correção das Distorções, temos pleno acordo, com uma pequena correção de texto, onde está escrito “distorções salariais ainda existente”, sugerimos: as várias distorções salariais existentes.
No ponto 4 - “compromisso do atual Governo em incorporar o abono salarial aos salários em março de 2019...” e “implantar os Planos de Cargos e Carreiras revisados e também já aprovados;”. Em relação a essa incorporação, a mesma já foi aprovada pela Assembleia Legislativa, reivindicamos que o próximo Governo não use essa incorporação como aumento salarial para 2019, como aconteceu no ano de 2015; com relação ao Plano de Carreira, esse é o caso dos trabalhadores da Saúde Pública Estadual, mas como nós sabemos, isso depende do LIMITE PRUDENCIAL DA FOLHA, entendemos que nesse caso a reivindicação seria outra: “Redução do numero de pessoal comissionado, sendo garantido o percentual de 40% de provimento dos cargos em comissão remanescente para os servidores de carreira, redução da terceirização no serviço público e realização de novos concursos, para recomposição do quadro de servidores;”, conforme consta no documento apresentado pelo FÓRUM DOS SERVIDORES.
No ponto 5 - “Garantia de direitos... realização e atualização das progressões e promoções... pagamento do salário em dia... continuidade da política de desenvolvimento...”. Apesar de já ser direitos garantidos por lei, concordamos que sejam reafirmados, agora em relação a “continuidade da política de desenvolvimento”, gostaríamos que incipiente política seja ampliada e melhorada, garantindo que um maior número de servidores sejam beneficiados.
No ponto 6 - “Pela manutenção das políticas de prevenção à saúde...”. Quais políticas? Acreditamos que não se pode brincar com um assunto sério como este, hoje quando o servidor sofre um acidente de trabalho e até mesmo as doenças relacionadas ao trabalho, o único recurso para o servidor é a CASSEMS, o nosso Plano de Saúde, sendo que a responsabilidade não é do Plano de Saúde. Não existe uma política por parte do Estado para ser mantida, isso vem se arrastando a vários Governos.
No ponto 7 - “Compromisso com a realização de concursos...”. Temos pleno acordo.
No ponto 8 - “Pela experiencia do atual Governador e a forma responsável que geriu as finanças públicas, mantendo o equilíbrio fiscal, a transparência, e uma gestão baseada no planejamento e foco no resultado.”. Não entendemos qual a reivindicação neste ponto.
Reafirmamos que não fomos convidados para participar da referida reunião e mesmo que nos fosse feito, tal convite, declinaríamos de participar pelos motivos expostos. Entendemos que o documento em questão mais parece um compromisso com uma determinada Campanha que propriamente com os servidores.
Subscrevemos e apoiamos o documento apresentado pelo FÓRUM DOS SERVIDORES, cujo conteúdo trata, principalmente de RESPEITO, DIÁLOGO e DEMOCRACIA, por parte do futuro Governo para com os servidores. Tudo o que faltou nesses últimos quatro anos neste atual governo e os maiores exemplos são: Decreto proibindo manifestações no Parque dos Poderes e a forma como foi conduzido e aprovada a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, com o plenário da Assembleia Legislativa ocupado pela TROPA DE CHOQUE da PM.
Por último esta Entidade Sindical não apoia nenhuma das Candidaturas postas, para este Segundo Turno das Eleições, entendendo que os trabalhadores de sua base de representação, filiados ou não, e seus Diretores devam votar conforme suas convicções e consciência.
Desejamos a todos um bom voto e que os eleitos tenham compromisso com o RESPEITO, o DIÁLOGO e a DEMOCRACIA.
Direção do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de MS
Campo Grande, 19 de Outubro 2018
 
 
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas