publicado em 21 de Julho de 2014 às 12:57 - Notícias

Orquestra sem conserto, homenagem a lutas das mulheres e a favor dos seus direitos.

Dirigentes do sindicato em reunião com Renata Macedo Foto: Sérgio Souza Júnior

Se reuniram na tarde desta segunda-feira (21), na sede do Sintss-MS, dirigentes do sindicato e Renata Macedo, representante do grupo Mambembe Trupe Teatral, que veio divulgar e pedir o apoio do Sintss-MS para a peça “Orquestra 100 ConSerto”,  produzida e dirigida por Breno Moroni, que será apresentada no próximo final de semana.  

Renata procurou o sindicato, por conta do seu envolvimento no tema dos direitos das mulheres e citou a realização da Mesa de Discussão, violência contra a mulher fere o corpo e a alma, realizada no mês de abril deste ano.

Alexandre Júnior Costa, Eder Lima, Sebastião Souza e Cláudia Guimarães representando o sindicato, receberam com bons olhos a inciativa e se comprometeram em contribuir na divulgação e na mobilização para o evento.

Citando a peça, a representante do Mambembe Trupe Teatral ressaltou “o mundo precisar de conserto, tem muita coisa precisa mudar. Por isso mesmo o cenário é montado com cenas que remetem a obras, tijolos e construções”.

Parabenizando a iniciativa, o Presidente do Sintss-MS, Alexandre Júnior Costa, ainda citou a possibilidade do grupo realizar uma apresentação durante a reunião da Direção do Sindicato ampliada, que será realizada em breve. Neste sentido, ficou acordado que após a apresentação deste final de semana, eles voltarão a conversar para organizar esta participação do grupo de teatro neste evento sindical.

Os dirigentes sindicais agradeceram o contato e a iniciativa do grupo e se comprometeram a encaminhar uma lista de convidados da base do sindicato, para que possam assistir ao espetáculo, em seus dois dias de apresentação.

Trata-se de uma comédia que mistura teatro, música e circo visando homenagear e valorizar a figura feminina. Ela nos propõe uma reflexão sobre a crucial importância da mulher, estimulando a mudança de pensamento e fazendo lembrar o quanto é importante amar, respeitar e corteja-las.

“Orquestra 100 ConSerto” é composta por três atores músicos regidos por uma maestrina, eles interpretam  composições que homenageiam as mulheres e falam da sua garra e beleza. O espetáculo busca na música enfatizar o repúdio a violência de gênero, a cultura machista e patriarcal além de carinhosamente brindar a força da mulher e o alcance de suas conquistas.

O cenário do espetáculo remete a um ambiente em conserto, um canteiro de obras, com tijolos, carrinho de mão, fitas zebradas, ferramentas, entre outros, todos esses objetos não se restringem a adereços cênicos mas compõe ativamente as cenas ao serem transformados em instrumentos musicais pelos atores músicos. O cenário juntamente com o enredo do espetáculo instiga ao pensamento de que algo no mundo precisa ser consertado e que as ferramentas necessárias para isso são: amor, respeito e igualdade.

A peça será apresentada no próximo sábado (26) às 20horas, no Teatro Aracy Balabanian, localizado na rua 26 de agosto, 453, em Campo Grande – MS. No domingo (27), o grupo volta a se apresentar no mesmo local, a partir das 19hs.

Vejam as fotos em nossa página no Facebook  https://www.facebook.com/sintss.sintss/media_set?set=a.340484789439527.1073741881.100004340262316&type=1

Escrito por: Sérgio Souza Júnior
Assessoria de Comunicação Sintss-MS. 

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas