publicado em 18 de Julho de 2023 às 15:19 - Notícias

Piso da Enfermagem: Reunião na SAD define criação de Comissão para elaborar projeto de lei estadual

divulgação

Em mais um grande passo rumo à aplicação do Piso Salarial da Enfermagem em Mato Grosso do Sul e após intensa mobilização sindical, o SINTSS-MS celebra mais uma conquista importante rumo à aplicação do Piso Salarial da Enfermagem em Mato Grosso do Sul. 

Em reunião realizada hoje (18), na Secretaria de Administração e Desburocratização do Estado, ficou acordada a criação de uma Comissão para tratar da elaboração do projeto de lei estadual, que será debatido e votado na Assembleia Legislativa do MS. 

A referida Comissão será composta por representantes da: SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização, SEGOV (Secretaria de Governo), PGE (Procuradoria Geral do Estado), SES (Secretaria de Estado de Saúde), SINTSS/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de MS e ALEMS (Assembleia Legislativa de MS). 

Nesta reunião estavam presentes os representantes sindicais, Ricardo Bueno, Eder Rodrigues de Lima e Ronaldo de Oliveira Fernandes, o advogado do SINTSS/MS Márcio Almeida, o Deputado Federal Beto Pereira, a Deputada Estadual Mara Caseiro, a Secretária da SAD, Ana Nardes e servidores técnicos da SES e da SAD. 

Durante a reunião Ricardo Bueno, Vice-Presidente do SINTSS/MS enfatizou a importância desta agenda, “eu quero agradecer ao Deputado Beto, à Deputada Mara, que a gente agora caminhe junto com a SAD, que a gente consiga realmente avançar neste piso que é tão sonhado e essa categoria que é tão sofrida, a pandemia que a gente passou, esperem gente que a gente vai ter o resultado que sonhamos” disse Bueno.

“A conquista da criação dessa Comissão é resultado do empenho e da união dos profissionais da enfermagem, que não mediram esforços para reivindicar seus direitos e lutar por melhores condições de trabalho. Foram várias manifestações realizadas, na Praça do Rádio, no Hospital Regional, pela manhã, tarde e noite, nas mobilizações na Assembleia Legislativa”, reforçou o Enfermeiro Eder Maguila, Secretário de Juventude, Esporte e Lazer do SINTSS/MS. 

O Advogado Márcio Almeida, reforçou a importância do tratamento diferenciado o sindicato está recebendo, “aqui recebemos de vocês total apoio, total abertura, vamos constituir um grupo de trabalho, para que a gente possa traduzir isso de maneira concreta, um grande exemplo que vai ser dado a todo o estado de Mato Grosso do Sul” disse Márcio Almeida.

Conforme o Deputado Federal Beto Pereira, “hoje demos um passo importante, nos novos andamentos da interpretação da nossa tão esperada aplicação do Piso Salarial da Enfermagem, houve uma decisão ainda que precária do Supremo Tribunal Federal, mas hoje o Estado decide por montar uma comissão para modular os reflexos desta decisão, com a presença da Assembleia Legislativa, do Sindicato e das Secretaria correlatas, Secretaria de Governo, de Saúde e de Administração, assim o Mato Grosso do Sul dá um passo importante, sendo protagonista na resolução deste impasse.” 

Por sua parte, Ana Nardes, Secretária de Administração e Desburocratização do Estado afirmou que a SAD “está sempre aberta ao diálogo, o que nós temos que fazer agora é que esse diálogo ele continue sendo realizado, que a gente espere as normativas necessárias, que a gente veja o que o governo federal vai fazer, para que a gente possa sim criar um normativo estadual pracumprir com as nossas obrigações, a Secretaria de Administração, a Secretaria de Governo e a Secretaria de Saúde estarão neste diálogo contínuo com o sindicato e a Assembleia Legislativa, para que a gente possa ter a conclusão da situação do Piso o mais rápido possível”.  

Essa decisão representa um avanço significativo na luta pela valorização da enfermagem e pelo reconhecimento dos direitos dessa categoria essencial para a saúde e o bem-estar da população. A criação da Comissão demonstra o compromisso do governo estadual em atender às reivindicações dos profissionais da enfermagem e em buscar soluções concretas para a aplicação do piso salarial.

O SINTSS-MS estará atuante nessa Comissão, defendendo os interesses da categoria e trabalhando para garantir que o projeto de lei seja elaborado de forma consistente e adequada às necessidades dos profissionais. 

O sindicato reforça a importância da participação ativa da enfermagem nesse processo, toda a mobilização da categoria segue sendo fundamental para a construção da luta pelo Piso, cada passo dado fortalece a busca pela valorização e reconhecimento merecidos.

Acompanhe as próximas etapas desse processo e junte-se ao SINTSS-MS na luta pela aplicação do Piso Salarial da Enfermagem em Mato Grosso do Sul. Unidos, podemos fazer a diferença e alcançar conquistas significativas para toda a categoria profissional.

Confira o vídeo da reunião: 

https://www.youtube.com/watch?v=h5elJFfbMb8

Escrito por: Sérgio Souza Júnior
AsCom SINTSS/MS


    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas