publicado em 12 de Fevereiro de 2015 às 15:45 - Notícias

Ricardo Bueno, Presidente do CES-MS comenta sobre a proposta "Caravana da Saúde" do governo estadual

Mesa de Abertura Seminário Caravana da Saúde

Foi realizado na manhã desta terça-feira (11), o “Seminário - Caravana da Saúde”, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) que contou com a presença do governador do estado Reinaldo Azambuja, de Nelson Barbosa Tavares Secretário Estadual da pasta, de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Conselho Estadual de Saúde, dirigentes do Sindicato da Seguridade Social (SINTSS-MS) e trabalhadores da área.

O evento, realizado na Escola de Saúde Pública, foi voltado aos técnicos e profissionais de saúde dos cinco municípios da região norte do estado (Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Alcinópolis e Rio Verde de Mato Grosso), onde foram apresentados e debatidos os trabalhos da Caravana da Saúde a serem realizados na sua primeira visita, em março, no município de Coxim.

Ricardo Bueno, dirigente do SINTSS-MS e Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (CES-MS), fez parte da mesa de abertura do evento e avaliou a proposta para nós, acompanhem.

Bueno: “O Conselho Estadual de Saúde pediu participação efetiva nas Caravanas que a SES-MS vai realizar. Nosso intuito é termos a possibilidade de fiscalizar se esta proposição será bem executada, gerando frutos. Gostaríamos de saber se os municípios serão atendidos em suas especificidades, de acordo com cada realidade regional. Reivindicamos que as Caravanas adotem um caráter provisório, no sentido de que o estado contribua efetivamente para garantir aos municípios condições de oferecer serviços estruturados em saúde para sua população. Sabemos que existem dificuldades, muitas vezes até para contratação de equipes como médicos, técnicos entre outros, mas não podemos deixar de lutar para que os municípios sejam auto suficientes no atendimento à saúde pública”.

O Presidente do Conselho Estadual de Saúde CES-MS complementou, “eu também fiz a defesa da reestruturação da saúde, no que diz respeito aos Núcleos de Saúde, Hemorrede, Lacen e Hospital Regional. Quando a Caravana for aos municípios do interior é provável que a realização de serviços aumente, demandando estes órgãos do sistema da saúde que citei. É o caso do LACEN, se aumentar a demanda isso vai impactar e muito aquele setor que hoje já está trabalhando no limite. É o caso da Hemorrede, dos Núcleos de Saúde e do Hospital Regional além da própria Secretaria Estadual de Saúde. Por este motivo é preciso aumentar o número de funcionários e equipamentos reestruturando o setor”, avaliou.

Serviço

 A Caravana da Saúde visitará 11 microrregiões mensalmente se estendendo até janeiro de 2016. Com início previsto para o dia 29 de março no município de Coxim, o programa tem como objetivo reestruturar os serviços de saúde nos polos regionais envolvendo uma grande estrutura de profissionais e equipamentos para atender a demanda acumulada de cirurgias e exames no interior do Estado.

Além de Coxim, a Caravana irá percorrer os municípios polo de Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana, Campo grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Naviraí e Jardim.

A Caravana da Saúde consiste em ações de pequeno e médio prazo com o objetivo de incrementar o Sistema Público de Saúde (SUS), acabar com as filas de espera por atendimento e capacitar médicos do interior em cirurgias mais complexas.

Sérgio Souza Júnior
AsCom SINTSS-MS, com informação da SES-MS

Atualizado às 17h48 para acréscimo de informações

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas