publicado em 11 de Abril de 2019 às 17:14 - Notícias

SintssMS pede respeito ao planejamento do Hemocentro de Dourados

SintssMS

Nota Pública

O SintssMS*, entidade representativa dos servidores públicos do Hemocentro de Dourados, vem através desta nota, exigir respeito com os funcionários e o seu trabalho.

Foi publicada uma matéria no site Dourados Agora, do dia 9 de abril, que o Deputado Estadual Marçal Filho requereu a ampliação do horário de atendimento do Hemocentro, responsável pela coleta de sangue para a região sul. "Precisamos ampliar o horário com urgência, pois muitas cidades do Estado enfrentam surto de dengue e pacientes necessitam de sangue para tratamento" diz o deputado na matéria.

Este sindicato foi verificar a situação e detectou que os estoques de sangue estão em níveis satisfatórios, não necessitando da ampliação de horário, conforme cita o deputado, ou ainda, da realização de campanha emergencial, como foi aventada após o pedido do parlamentar.

Neste sentido, este sindicato agradece à mobilização do povo douradense, que ao doar sangue está conseguindo manter, em níveis satisfatórios, o estoque de bolsas sanguíneas, ao mesmo tempo que reiteramos a importância de as pessoas manterem a constância de suas doações.

Doar sangue é um gesto de cuidado e carinho para com seus semelhantes, mas tem uma série de requisitos para se fazer a doação e também para o Hemocentro manter o estoque em níveis satisfatórios, entre eles está a distribuição destas doações durante os meses.

Campanhas de doação realizadas fora do planejamento dos servidores do Hemocentro, via de regra, gera desperdício de doação. Muita gente doando na mesma data, gera o vencimento de inúmeras bolsas também em datas parecidas, pouco tempo depois, atrapalhando os meses seguintes.

Além do mais, não há equipe técnica disponível no Hemocentro para a ampliação do horário de atendimento, situação que poderia ser resolvida através de concurso público. Importa dizer que este problema é registrado em diversas áreas da saúde do estado.

Reiteramos que o trabalho dos servidores públicos e o seu planejamento deve ser respeitado. Os funcionários do Hemocentro de Dourados sempre vêm realizando ações educativas, além de buscar apoio na sociedade.

Mas não se recordam do excelentíssimo deputado responder ofícios, ou mesmo comparecer em ações quando o Hemocentro necessitou de apoio. Diferente de outras lideranças políticas da região, tais como Geraldo Resende, atual Secretário de Saúde do Estado, que se fez presente em diversas ocasiões junto ao Hemocentro.

Não acreditamos que tal pedido do parlamentar seja fruto de alguma ação “politiqueira” e neste sentido, apelamos ao deputado que se informe junto ao Hemocentro de Dourados sobre outras formas de contribuir com a entidade, colaborando com o seu planejamento, tais como a reforma do prédio prevista, a ampliação do número de funcionários tendo em vista as futuras aposentadorias que deixarão o Hemocentro mais deficitário de servidores, além de destinar emendas para o Hemocentro, contemplando a rede de saúde do estado, evitando assim destinar verbas para a “ambulancioterapia”.

 

Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul*.

Dia 11 de Abril de 2019.

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas