publicado em 2 de Fevereiro de 2017 às 12:55 - Notícias

SINTSS/MS questiona proposta de aumento da contribuição previdenciária estadual e falta de diálogo com governo

Alerta

 

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social (SINTSS/MS) mantém preocupação com às últimas declarações do governo do estado, que vem ameaçando aplicar um pacote fiscal que onere os servidores públicos.

O aumento da contribuição previdenciária dos trabalhadores, que poderia saltar de 11% para 14% é algo que vem preocupando o funcionalismo público estadual.

Para o Presidente do SINTSS/MS Ricardo Bueno, “começamos o ano recebendo uma enxurrada de ligações da base, criticando essa proposta de mudança na previdência, que busca obrigar o servidor a gastar mais dinheiro, sendo que as dívidas do estado, não foram os servidores que fizeram. Se a proposta for essa, nós vamos lutar”, disse o dirigente sindical.

Bueno informou ainda que recebeu diversos relatos de problemas, tais como a falta do passe de ônibus no Hospital Regional (que é um direito do trabalhador), e que durante uma semana foi servido no refeitório do HR mistura de ovo para os servidores, o que é péssimo do ponto de vista nutricional.   

A direção do SINTSS/MS vê com muita preocupação, o fato de que no dia 5 de dezembro de 2016, o governador Reinaldo Azambuja afirmou ao portal CampoGrandeNews, sobre o aumento na contribuição do servidor à previdência, "não temos definido se vai acompanhar o índice de 11% para 14%. E se estes 14% serão suficientes para dar segurança para o pagamento no futuro. Temos que olhar o todo, temos um déficit crescente, que no futuro não será mais suportável", segundo a matéria.

Ainda sobre a discussão feita no governo, da propalada “reforma administrativa”, o Secretário Estadual de Governo, Eduardo Riedel declarou no dia 31 de janeiro ao CampoGrandeNews, "foi difícil, porque o Estado tem uma série de situações que você não pode mexer, como pessoal, saúde, educação, segurança pública", reiterando que "não irão mexer" em áreas essenciais.

O governador Reinaldo Azambuja, sinalizou em entrevistas para a imprensa, que antes de enviar o projeto de ajuste fiscal para a Assembleia Legislativa, pretende conversar com os sindicatos e associações que representam os servidores públicos, mas até agora, o Fórum dos Servidores Públicos vem aguardando uma data para o diálogo.

Neste sentido, outra crítica manifestada pelo Presidente do SINTSS/MS, Ricardo Bueno é de que “o governo começou o ano lançando a nova caravana da saúde, sem ao menos sabermos quanto custou a primeira, e faz isso falando em crise financeira, então, quanto custará a próxima? Se as contas estão tão difíceis, devemos ter a colaboração e o diálogo entre todos, pois sabendo dessas coisas na imprensa, então a gente vê isso com preocupação, como ficarão as negociações salariais? O compromisso com o sindicato? Acreditamos que não podemos deixar para maio as tratativas devido a tal crise que eles falam, para não estrangular o tempo, temos que dialogar”, afirmou.

Escrito por: Sérgio Souza Júnior Ascom SintssMS.  

 

 

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas